NOSSA ARACRUZ

NOSSA ARACRUZ é uma campanha da Prefeitura Municipal, que tem como finalidade auxiliar na revisão do Plano Diretor Municipal - PDM. Por meio dela, a população poderá exercer seu direito de participação dando opiniões e sugerindo melhorias para todas as localidades do município. A participação poderá ser feita por meio do site NOSSA ARACRUZ, na Casa do Cidadão e nos Apoios Regionais. Ao final da campanha, todas as sugestões serão analisadas por um corpo técnico e levadas em consideração na revisão do PDM.

PALAVRA DO PREFEITO

Aracruz é uma cidade diferenciada. Fomos privilegiados com uma exuberante natureza: mar, manguezal, florestas, riachos e montanhas compõem nosso rico patrimônio ambiental. Nossa cultura tem contribuições distintas: negros, índios, brancos naturais deste chão ou vindo de terras distantes que, com seus hábitos e costumes, moldaram nossa identidade. Construímos uma cidade dinâmica e empreendedora, para onde concorrem grandes empreendimentos e um fluxo cada vez maior de novos moradores. Uma cidade de grandes oportunidades, porém com enormes desafios.

Preservar o patrimônio ambiental, garantir o desenvolvimento econômico, ordenar o crescimento urbano, para que tenhamos prosperidade com qualidade de vida, é uma tarefa complexa que exige, antes de tudo, um planejamento criterioso. É preciso colocar nossos olhos a diante para vislumbrar a cidade que queremos para nós e para as futuras gerações. O Plano Diretor Municipal é o instrumento que nos permite organizar o presente e planejar o futuro da cidade. Por isso, convido a todos para participarem da Revisão do Plano Diretor Municipal – PDM, para que juntos possamos transformar Nossa Aracruz em uma cidade de excelência para morar, trabalhar e visitar. 

PALAVRA DO SECRETÁRIO

A cidade é uma construção social. Todos que nela moram, trabalham, visitam ou empreendem participam desta construção. Todos nós somos responsáveis pelo seu estado presente e pelo seu futuro. O Plano Diretor Municipal - PDM é uma lei que orienta a ação daqueles que constroem e utilizam o território da cidade, organiza a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município.

Esta lei deve ser elaborada pela prefeitura com a participação da Câmara Municipal e da sociedade civil, analisando os aspectos ambientais, o patrimônio histórico e cultural da cidade, a economia local e sua inserção global, a mobilidade e acessibilidade, bem como o uso e a ocupação do solo.

Com objetivo de compatibilizar os interesses públicos, privados e coletivos o PDM deve prezar pela responsabilidade compartilhada da cidade, proporcionar a todos os benefícios da urbanização, garantir o direito à cidade e criar formas efetivas para sua gestão democrática, contribuindo para construção de uma cidade mais justa e generosa.