Prefeitura leva campanha educativa de trânsito para escolas de Aracruz

12/09/2017 Foto: Divulgação

Com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, a Semana Nacional do Trânsito 2017 acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, mas em Aracruz as atividades de conscientização já tiveram início nesta terça-feira (12) com palestras, teatros e transitolândia nas escolas.

O tema destaca atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar, já que o Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 44 mil pessoas.

Visando colaborar com a educação no trânsito, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) da Prefeitura de Aracruz programou várias atividades com objetivo de desenvolver a conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.

O secretário da Setrans, Fernando Meier acredita que investir na educação é a melhor forma de conscientizar as pessoas, por isso a campanha começou nas escolas. “Entre os dias 12 a 15 de setembro visitaremos as escolas. E de 20 a 23/09 realizaremos palestras, panfletagem e pedal consciente. Nosso objetivo maior é promover a conscientização junto à sociedade de que todo cidadão tem sua cota de responsabilidade no trânsito. Ou seja, cada um é responsável por sua postura nas ações do dia a dia, ajudando, desta forma, a tornar o trânsito cada vez mais seguro”, disse.

O prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri destacou que é importante a comunidade entender a possibilidade de compartilhamento do mesmo espaço nas vias públicas, sem violência e acidentes. “Devemos ter mais paciência, flexibilidade, e principalmente, o respeito à vida. Com essa programação queremos despertar nas pessoas que segurança está em primeiro lugar, respeitando e valorizando a vida sempre”.

Dia Nacional do Trânsito
O Dia Nacional do Trânsito (25 de setembro) foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Programação:

12 a 15 de setembro
8h às 15h30 – Palestras, Teatros e Transitolândia nas escolas;

15h – Palestra como tema: Minha escolha faz a diferença
Local: CISA - (Conselho Interativo de Segurança de Aracruz)

6h30 – Panfletagem de conscientização dos motoristas
Local: Trevo do Shopping Oriundi, semáforo Banco do Brasil e Trevo do Bela Vista

7h – Pedal Consciente pela Paz no Trânsito
Local: Saída do Shopping Oriundi, passando por diversas ruas com destino na Praça da Paz.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Alessandra Mesquita