Força Tarefa da Saúde supera atendimentos programados

18/06/2018 Vinícius Gardiman
A Secretaria de Saúde planejava atender 1500 pacientes de oftalmologia, porém atendeu 1727. Nas consultas de ortopedia, que estavam planejados mais 500 atendimentos, foram atendidos 549, entre consultas e retornos para exames

A Secretaria de Saúde planejava atender 1500 pacientes de oftalmologia, porém atendeu 1727. Nas consultas de ortopedia, que estavam planejados mais 500 atendimentos, foram atendidos 549, entre consultas e retornos para exames

Com o objetivo de reduzir a lista de espera da regulação SUS, nas especialidades de Oftalmologia e Ortopedia, com pacientes na fila de espera desde 2013, a prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA), realizou nesta quinta-feira (14/06), sexta-feira (15/06) e sábado (16/06), atendimentos para desafogar as filas dos pacientes agendados pela regulação que precisavam realizar consultas.

Intitulado “...aqui em Aracruz, a fila anda!”, a força tarefa atuou nesses três dias das 7h às 17h. Na Unidade de Saúde de Guaxindiba foram ofertados atendimentos oftalmológicos e odontológicos. Já na Unidade de Vila Rica, foram ofertados atendimentos ortopédicos e odontológicos.

Os atendimentos realizados superaram os programados. Foram 50 médicos, sendo 25 oftalmologistas e outros 25 ortopedistas, além de cinco dentistas e cinco médicos clínicos. A Secretaria de Saúde planejava atender 1500 pacientes de oftalmologia, porém atendeu 1727. Nas consultas de ortopedia, que estavam planejados mais 500 atendimentos, foram atendidos 549, entre consultas e retornos para exames.

Ainda foram realizados outros 447 procedimentos de risco cirúrgico, incluindo cardiologia e exames de sangue, e outros 900 pacientes que passaram por triagens. “O resultado final foi muito bom e positivo, ainda mais porque pegamos uma fila reprimida desde 2013, antes mesmo do nosso governo”, enfatiza a Secretária de Saúde Clenir Avanza.

Ainda de acordo com Clenir, que está no cargo há apenas quatro meses, “recebi do prefeito Jones Cavaglieri a incumbência de identificar e baixar a demanda reprimida na saúde. Essa foi a primeira fase da Força Tarefa. Ela serviu para identificar as necessidades de cada comorbidade e iniciarmos o tratamento, que pode ser medicamentoso até o cirúrgico. Já estamos fazendo os encaminhamentos para os tratamentos, medicação e cirurgia”, finaliza.

Para o prefeito, trata-se de uma ação que já havia sido pensada pelo governo, antes mesmo de tomar a decisão de colocá-la em prática. “Em função de seu tamanho, havia uma necessidade do envolvimento de muitas pessoas, muitos profissionais e equipamentos, mas é uma ação que está trazendo um resultado muito positivo”, comenta Jones Cavaglieri.

Jones ainda completou. “Temos conversado com as pessoas e elas estão muito felizes por terem a oportunidade de fazer seus exames represados, alguns até de 2013. Faremos ainda mais algumas ações de alto impacto como esta em outras áreas. Com isso, nós estamos baixando essa fila, e esperamos que daqui para frente tenhamos condições de manter uma regularidade não muito distante, para que as pessoas possam ter acesso aos exames, às consultas e às cirurgias que forem necessárias”.

O que dizem os médicos que fizeram parte da ação
“Temos um grupo de ortopedia muito grande. Nós viemos atender essa demanda reprimida de pacientes ortopédicos. Trata-se de algo único e que vem de encontro com o que preconizamos, que é levar atendimento para todos. Em uma população como essa, que tem uma carência de especialistas, conseguir reunir colegas ortopedistas de todas as especialidades e renomados de grandes hospitais do Estado, em prol disso tudo que está acontecendo, é algo muito gratificante”, frisou o ortopedista Dr. Leandro Azevedo.

O oftalmologista, Dr. Rodrigo ressaltou a importância da ação para o município: “Estou em Aracruz respondendo essa demanda com uma grande uma fila de espera para os exames oftalmológicos, que vem desde 2013. A SEMSA nos convidou para fazer parte dessa força tarefa. Nós temos a proposta de, nesses três dias, atender aproximadamente 1500 pacientes. É com muita satisfação que digo que já passamos dessa meta de tentar diminuir ao máximo possível essa lista de espera, e assim trazer mais conforto e saúde à população aracruzense”.

Com a palavra, os pacientes
“Há seis meses eu fiz o pedido desses exames, e hoje chegou minha vez. Fui muito bem atendida, melhor do que isso impossível”, salientou Vilce da Vitória.

“Estava há um ano na fila. Vim da Unidade de Mar Azul para me consultar com o ortopedista. Fiz um Raio X e fui muito bem atendida e não tive nada a reclamar. Fiquei sabendo que teria a força tarefa e vim”, relatou Anailda Pereira Alves.

“Havia alguns dias que estava na fila e fui atendida hoje. Estou com minha receita na mão e estou muito satisfeita”. Comemorou, Helenilda Nunes Rodrigues.

“Estava na lista de espera há quase dois anos. O médico que me atendeu é muito bom. Ele passou os exames para mim e agora é só aguardar a liberação. Estou muito feliz por ter sido atendida, pois sentia muitas dores”, ressaltou, Maria José Barros Gomes.

“Quero parabenizar o trabalho da secretária de saúde, pois nós nunca tivemos uma ação como esta. Tem quarenta anos que resido aqui e nunca vi um programa desse que estamos participando agora”, elogiou João Rodrigues.

CLIQUE AQUI E CONFIRA MAIS IMAGENS 

TEXTO: SECOM
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br