Data: terça, 23 de outubro de 2018. Horário de Brasília: 15:34

Caminhos para o mar: trilhas e paisagens encantadoras no Litoral de Aracruz

23/07/2018 Fotos: Luã Quintão
Na Praia dos Quinze, localizada entre Barra do Sahy e Putiri, são mais de dez caminhos que levam até o mar

Na Praia dos Quinze, localizada entre Barra do Sahy e Putiri, são mais de dez caminhos que levam até o mar

Com mais de 60 quilômetros de praias, o Litoral de Aracruz é o lugar ideal para quem busca sossego. Formações rochosas, restinga bem preservada, caminhos circulados pelo verde da Mata Atlântica e paisagens encantadoras que tornam o passeio inesquecível.

Na Praia dos Quinze, localizada entre Barra do Sahy e Putiri, são mais de dez caminhos que levam até o mar. O trecho é cercado por uma restinga alta, com espécies nativas, como a pitanga e aroeiras. Em determinadas épocas, o lugar se torna um jardim repleto de flores, pássaros, crustáceos, borboletas e libélulas.


Um pouco mais à frente, na Praia da Baleia, localizada entre Rio Preto e a Vila de Santa Cruz, o visual é de tirar o fôlego. Um bioma raro no Brasil se revela: o manguezal de pedras. O lugar é repleto de árvores que nascem em meio às formações rochosas. Aves grandes são encontradas por lá, como gaivotas e garças, além de uma série de crustáceos, como o caranguejo, guruçá, o aratu e o guaiamum.

Trilha selvagem


Na divisa entre Aracruz e Fundão, está uma das praias mais incríveis do litoral. É em Rio Preto que fica a Praia de Gramuté. Para chegar lá o caminho é mais selvagem, com alguns minutos de caminhada em meio à floresta tropical. No final do caminho, uma surpresa: o mar de águas calmas e um visual de tirar o fôlego.

Relva Rodrigues e Laíssa Gamaro moram na região do Caparaó e ao fazerem o trajeto até a praia de Gramuté se encantaram: “Não esperava que a praia fosse tão linda assim. É um lugar de paz!”, disse Relva.

O início da trilha até a Praia de Gramuté está ao lado esquerdo do Portal de Aracruz. É uma descida íngreme, por isso, é preciso atenção na caminhada, principalmente se estiver na companhia de crianças.

Informações turísticas
Se ainda tem dúvidas de como chegar até às praias ou se precisa de mais dicas, entre em contato com a Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz.

Telefone: 27 3270-7077

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br