Data: sexta, 16 de novembro de 2018.
Horário de Brasília: 14:07

Prefeitura de Aracruz atua na fiscalização de transportes clandestinos no município

22/10/2018 Foto: SECOM

Os fiscais da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos estão realizando operações de fiscalização em veículos que estejam fazendo transporte clandestino, sejam eles veículos pequenos ou de fretamento. Os condutores dos veículos detidos pelos fiscais são autuados e pagam uma multa de mais de R$ 2.500,00, em consonância com o artigo 19, parágrafo 6, inciso IV da Lei 3.741/2013.

“Tem-se notado que clandestinos utilizam do nome de Aplicativos de Transporte famosos, como Uber, para angariar passageiros, colocando em risco os munícipes, pois muitos não possuem seguro de passageiros e outros inclusive utilizam veículos mais antigos que não oferecem segurança mecânica” explica o secretário de Transportes e Serviços Urbanos, Paulo Sérgio Neres.

De acordo com ele, a Prefeitura de Aracruz está de prontidão para impedir a atuação desse tipo de transporte no município. “Atualmente não há legalização municipal para motoristas de aplicativos no transporte municipal. Os únicos carros cadastrados são os veículos que atuam como táxi, que são os únicos com vistoria e aprovados pela Setrans. O transporte clandestino não segue lei, não passa por fiscalização nem vistoria, é um risco para a população”, alerta.

Para o prefeito, Jones Cavaglieri, o transporte clandestino representa riscos para a segurança dos usuários e a administração já vem elaborando mecanismos para a regulamentação daqueles que querem trabalhar de forma organizada. “Não se pode garantir que os veículos tenham as condições necessárias para tal tipo de serviço, nem que estejam em bom estado de conservação sem a regulamentação, tampouco que seus motoristas sejam qualificados para a função”, salientou.

Denúncias online
Há duas formas de denunciar um veículo que atua de forma irregular no município de Aracruz. Uma delas é através do aplicativo Aracruz Online.

Ao instalar o aplicativo em seu celular, clique na opção “Solicitação de Serviços”. Em seguida, faça uma nova solicitação clicando no item “+”. Na guia “Registrar nova ocorrência”, escolha “Fiscalização de Transportes”. Na seqüência, preencha as informações e informe a denúncia relatando, nome do motorista ou número da placa, além de descrever do que se trata a solicitação.

Denúncias via telefone
Outra forma de denunciar é através da Ouvidoria Pública. Ligue para 0800-283-9263 e relate a denúncia, informando nome do motorista ou número da placa do automóvel supostamente atuando de forma irregular.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br