Data: sexta, 16 de novembro de 2018.
Horário de Brasília: 14:08

Escola no Manguezal: Alunos da EMEF Placidino Passos visitam Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi

22/10/2018 Fotos: Luã Quintão

Uma aula cheia de surpresas e descobertas para o 6º ano da EMEF Placidino Passos. Abrindo a temporada 2018 do Escola no Manguezal, os alunos foram até a Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi, em Santa Cruz, para aprenderem sobre um dos ecossistemas mais impressionantes do litoral aracruzense.

“A intenção do projeto é despertar o interesse dessas crianças para a proteção do meio ambiente e nada melhor do que conhecer de perto para preservar”, comentou o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieir, durante a abertura da aula.

Guiadas por uma equipe de biólogos, as crianças caminharam até a Praia da Biologia, onde contemplaram o raro manguezal de pedras e as diversas espécies que utilizam o local como morada.

Laíne Iandra de Oliveira, de 11 anos, se encantou com praticamente tudo que viu. “Tudo me ensinou sobre alguma coisa e eu amo a natureza”, comentou.

Já João Mariano gostou de conhecer as abelhas nativas. “Elas são tão pequenas e fofas!”, brincou. Mas, segundo ele, o aprendizado durante a aula de campo foi bem mais além: “Aprendi que devemos respeitar a natureza e não destruir”, completou o estudante de 11 anos.

Ecologia e cidadania
O projeto Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. O projeto é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br