Data: sábado, 16 de novembro de 2019
Horário de Brasília: 23:05
Clima

Projeto de modernização da iluminação pública de Aracruz já substituiu mais de duas mil lâmpadas

18/10/2019 Foto: Semob
Nos trechos mais claros a iluminação de Led já faz a diferença nas ruas da Vila do Riacho

Nos trechos mais claros a iluminação de Led já faz a diferença nas ruas da Vila do Riacho

O projeto de modernização do sistema de iluminação pública do município de Aracruz é sinônimo de segurança e economia. Isso porque, além de tornar as ruas mais claras, as lâmpadas de LED também contribuem nas finanças públicas. Ao todo, 2.221 lâmpadas já foram substituídas, em quase 20 localidades.

Em Vila do Riacho, por exemplo, 623 lâmpadas de vapor metálico estão sendo substituídas por outras do tipo LED (Light Emitting Diode) - um componente eletrônico que gera luz com baixo consumo. De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob) os trabalhos no bairro deverão ser finalizados na próxima semana e todas as ruas serão contempladas.

Já no distrito de Santa Cruz, as aldeias Caieiras Velhas e Irajá, além dos bairros Coqueiral, Baiacu, Biriricas I e II, Mucuratá e Cachoeirinha de Santa Rosa estão com lâmpadas novas. Na região de Guaraná, o bairro Recanto Feliz, Avenida Gabriel Pandolfi e Cemitério Três Irmãos foram contemplados com o projeto de modernização da iluminação pública.

Na sede do município quase 1.000 lâmpadas foram substituídas. Na Portelinha o serviço é um marco para a população que, até então, sofria com a falta de iluminação pública nas ruas. A moradora Ivete Lima fez questão de expressar gratidão à equipe da Prefeitura de Aracruz. “Temos que agradecer ao prefeito Jones Cavaglieri que está fazendo uma gestão maravilhosa. Com essa iluminação ele está valorizando nossa comunidade e também a gente”, comemorou.

Ainda na sede as localidades do São Marcos, Villa Santi, Cupido, Felicidade e Vista Linda ganharam nova iluminação. Já a Praça da Paz, além das lâmpadas de LED, também recebeu novos refletores.

O prefeito explica que a mudança da iluminação convencional por lâmpadas LED vai representar uma economia significativa para o município, isso porque o LED é um componente mais moderno e eficiente, tendo em vista o consumo e durabilidade dos equipamentos. De acordo com ele, o valor economizado pode chegar a 7 milhões anuais. “Com o passar do tempo vamos ter o retorno desse investimento. Nosso objetivo é, além de aumentar a segurança da população, é diminuir a conta de iluminação pública que hoje chega a 750 mil reais, para aproximadamente 350 mil”, pontuou Jones Cavaglieri.

Próximas localidades
Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob) as próximas localidades a terem a iluminação convencional substituída por lâmpadas LED serão: Barra do Sahy, Santa Cuz e Centro de Aracruz.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br