Data: sexta, 21 de fevereiro de 2020
Horário de Brasília: 14:08
Clima

Dia D Outubro Rosa: grande evento conscientiza mulheres na prevenção ao câncer de mama

17/10/2019 Foto: Secom
Centenas de pessoas acompanharam o encerramento do Dia D Outubro Rosa, na praça de alimentação do Shopping Oriundi

Centenas de pessoas acompanharam o encerramento do Dia D Outubro Rosa, na praça de alimentação do Shopping Oriundi

A Secretaria de Saúde (Semsa) da prefeitura de Aracruz realizou nesta quarta-feira (16), no Dia D da Campanha do Outubro Rosa, uma grande ação durante todo o dia para conscientizar a mulher quanto à prevenção ao câncer de mama. As atividades se iniciaram pela manhã, na porta do Gabinete, quando centenas de servidoras foram atendidas e encaminhadas para o exame de mamografia.

E das 9h às 16h, o Shopping Oriundi recebeu em dois pontos estratégicos, sendo um na entrada do supermercado, e outro próximo às escadas rolantes, o apoio dos enfermeiros da Rede Municipal de Saúde que passavam orientações sobre o câncer e instruíam as mulheres a solicitarem os exames. Paralelo a isso, a Semsa também fazia um fluxo de encaminhamento para que o público-alvo pudesse realizar os exames e se prevenir.

Já a noite, para fechar com chave de ouro, mais de 500 pessoas compareceram ao evento de conscientização do câncer de mama, na Praça de Alimentação. O Público acompanhou uma palestra com o Dr. Raul Amicci - Médico Residente em Cirurgia Geral e Responsável Técnico da UPA 24h, sobre tudo que envolve o câncer de mama, além de apresentações educativas com o "Show das Poderosas" e sorteio de brindes e bicicletas.

“Nossa missão é promover vida com qualidade e dignidade. Todas as nossas mulheres em tratamento de câncer estão com 80% de possibilidade de cura, e isso é uma vitória nossa. Temos hoje o sentimento de gratidão”, comentou a secretária de Saúde, Clenir Avanza, durante o evento.

Já o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, reforçou: “o nosso lema é cuidar das pessoas e estamos cada vez mais aprimorando o atendimento na saúde. Este ano, por exemplo, entregamos novas Unidades Básicas de Saúde, como a do Sauê, e também revitalizamos outras, com objetivo de tornar o ambiente mais agradável e humanizado. Nós também inauguramos a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h municipal, realizamos Forças Tarefas com objetivo de desafogar filas de espera e, ainda este mês, vamos fazer uma grande ação, com mais de 100 profissionais da saúde atendendo nossos servidores públicos e também seus familiares”.

Campanha Outubro Rosa
Desde o início do mês de outubro, todas as Unidades de Saúde já estão ornamentadas a caráter para chamar mais a atenção e incentivar a conscientização, além de estarem oferecendo agendas extras para a realização do preventivo, solicitação de mamografias e realização de teste rápido, ações estas que continuam até o final do mês.

Durante a campanha, a Casa Rosa, localizada no centro, também abrirá agendas para a realização do preventivo. Caso os exames de mamografia apresentem alguma alteração, estes serão encaminhados aos mastologistas.

Clique aqui e confira a galeria de fotos completa

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br