Data: quinta, 05 de dezembro de 2019
Horário de Brasília: 11:37
Clima

Aracruz é destaque em Mobilidade Urbana

18/10/2019 Sumaida Zuccolotto
Integrantes da Associação Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) em reunião com servidores da Prefeitura de Aracruz.

Integrantes da Associação Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) em reunião com servidores da Prefeitura de Aracruz.

Na tarde da última quinta feira (17) esteve visitando o Setor de Planejamento Urbano da Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão (Sempla) da Prefeitura de Aracruz, representantes da Associação Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) da Cidade de Quissamã, região norte do Rio de Janeiro.

A visita teve como objetivo conhecer os instrumentos exigidos pelo Estatuto da Cidade para compor os planos diretores que estão sendo aplicados pela gestão municipal. As ações previstas no Plano de Mobilidade já estão sendo implementadas. Os integrantes da NEA-BC informaram que estavam satisfeitos com as informações. “Eles ficaram encantados com a dinâmica da cidade, principalmente com a logística e a posição geográfica do município de Aracruz”, relatou a subsecretária de Planejamento Francine da Silva Lima.

Jones Cavaglieri destacou o quão gratificante é saber que Aracruz é referência. “Fico muito feliz em saber que nosso trabalho está sendo reconhecido. Saber que entre as 78 cidades do Espírito Santo, Aracruz se destacou. Tenho certeza que estamos no caminho certo”, afirmou.

Foi realizada uma pesquisa pelo próprio NEA-BC com todas as cidades Capixabas, tendo como principal ponto a ser considerado a cidade que possui plano diretor municipal e plano de mobilidade urbana e que estão sendo implementadas pelo poder público municipal. Esses foram os indicadores de maior peso para a escolha da cidade.  Essa Associação é uma instituição sem fins lucrativos que atua em 13 municípios da região da bacia de campos. Desde a sua criação, em 2008, a Associação atua exclusivamente para execução do Projeto NEA-BC por meio de um convênio firmado com a Petrobras, sempre incentivando e promovendo a participação cidadã.

O Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) faz parte das condicionantes de educação ambiental da Petrobras, realizada em 13 municípios desta região. O projeto acontece em virtude do licenciamento ambiental de exploração e produção de petróleo e gás natural, sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

TEXTO: SECOM
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br