Data: terça, 28 de janeiro de 2020
Horário de Brasília: 22:34
Clima

Voluntários passam por treinamento para atuar caso óleo chegue às praias do litoral de Aracruz

13/11/2019 Foto: Luã Q.
As capacitações ocorreram em Barra do Riacho, Barra do Sahy e Coqueiral.

As capacitações ocorreram em Barra do Riacho, Barra do Sahy e Coqueiral.

Na noite da última terça-feira (12), cerca de 70 voluntários inscritos no Plano de Ação em resposta a chegada do óleo no litoral de Aracruz, passaram por treinamento junto a equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). O grupo recebeu todas as instruções de como agir no monitoramento e coleta de fragmentos do óleo. As capacitações ocorreram em Barra do Riacho, Barra do Sahy e Coqueiral.

“No momento, a principal ação dos voluntários é atuar no monitoramento das praias. A orientação é que, caso encontrem pedaços ou manchas de óleo, entre em contato imediatamente com a Semam”, explica o secretário Edgar Allan Martins.

Nesta quarta-feira (13), outro grupo vai passar por treinamento, na região da Sede do município. A capacitação será às 19h, no auditório do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), o momento é de cautela. Caso seja encontrado óleo em alguma das praias de Aracruz, o cidadão deve entrar em contato com a Prefeitura, pelo número (27) 99830-9142, para que assim seja disponibilizada uma equipe para o recolhimento.

Supostos fragmentos de óleo em praias de Aracruz
A Prefeitura de Aracruz, durante as vistorias de rotina estabelecidas no Plano de Ação em resposta à chegada do óleo no litoral do município, na manhã desta quarta-feira (13), identificou e coletou fragmentos de resíduos suspeitos, com diâmetro de um a quatro centímetros, os quais estão sendo encaminhados para análise laboratorial, com o objetivo de verificar a compatibilidade com o óleo encontrado no litoral do nordeste.

“A Prefeitura de Aracruz está adotando todas as ações necessárias para resposta imediata caso o óleo chegue ao município, com objetivo de recolher e fazer a destinação adequada desse material, garantindo a balneabilidade de nossas praias para nossos munícipes e turistas”, esclarece o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br