Data: segunda, 01 de junho de 2020
Horário de Brasília: 22:20
Clima

Coronavírus: Suzano anuncia medidas para enfrentamento da crise

31/03/2020
Prefeito de Aracruz em webconferência com representantes da Suzano SA

Prefeito de Aracruz em webconferência com representantes da Suzano SA

Prefeitos, secretários de saúde e assessores técnicos de vários municípios capixabas se reuniram na tarde desta terça-feira (31/03) para uma webconferência com representantes da Suzano SA para conhecer e debater as medidas adotadas pela empresa com a finalidade de prevenir os impactos da pandemia. O prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri participou da reunião direto do gabinete municipal.

Uma das medidas anunciadas pela Suzano foi a compra direta junto a fornecedores chineses de um conjunto de 160 respiradores e 1 milhão de máscaras hospitalares para atender aos municípios e estados com instalações e operações da empresa. Os equipamentos deverão chegar ao país até o final da próxima semana e, em seguida, serão distribuídos para cidades e estados do Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Outro projeto anunciado pela Suzano é o aporte de capital de giro e humano para uma empresa nacional aumentar a produção de 200 para 6.500 respiradores por mês. Porém, estes equipamentos já foram requisitados por antecipação pelo Governo Federal que fará a distribuição. 

A empresa também está doando 60 toneladas de produtos de higiene e limpeza, 300 mil litros de álcool 70 e 250 mil máscaras comuns para colaboradores, terceirizados e para a comunidade em geral. As iniciativas da empresa totalizam um investimento em torno de R$ 50 milhões.

 

Primeiras medidas

Antes da quarentena determinada pelos governos municipais e estaduais, a Suzano suspendeu 100% das atividades não essenciais e algumas atividades operacionais, limitando em quase 60% a circulação de pessoal em suas unidades. Os escritórios fechados deram lugar ao trabalho home office e os colaboradores com mais de 60 anos, assim como aqueles pertencentes aos demais grupos de risco, como diabéticos, hipertensos e doentes pulmonares foram orientados a permanecerem em casa.

Algumas medidas físicas, como o respeito ao distanciamento, além da instalação de medidores de temperatura, também foram adotadas para prevenir o contágio. O plano de gestão de risco definiu as principais ações para tratar os casos de infecção de colaboradores. Até agora, a Suzano registrou em todo o país um caso confirmado de contaminação. O funcionário é morador de Cariacica e está internado em um hospital da Grande Vitória. A empresa está acompanhando os cuidados em relação ao funcionário internado e aos demais casos suspeitos, que até agora não apresentam sintomas, mas que trabalhavam no mesmo setor do colaborador infectado com o coronavírus.

 

Empregos

De acordo com o presidente da empresa, Walter Schalkar, todos os empregos de funcionários próprios e de terceirizados serão mantidos e não haverá demissão durante o período da pandemia. Tanto quem estiver trabalhando nas unidades quanto aqueles que foram afastados para cumprir o isolamento social, assim como os terceirizados, terão seus salários e benefícios mantidos de modo integral. 

 

Solicitação

No decorrer da webconferência, o prefeito de Aracruz Jones Cavaglieri fortaleceu junto à Suzano o pedido feito a outras grandes empresas para ajudar na conclusão das obras de um prédio municipal de cinco mil metros quadrados que poderá ser usado para abrigar leitos hospitalares, caso haja infectados graves na cidade. Segundo o presidente da Suzano, a prioridade neste momento é a distribuição dos equipamentos de prevenção e de tratamento dos pacientes e dos materiais de higienização e limpeza. No entanto, informou o CEO, o pedido do prefeito será analisado pela Diretoria de Relações e Gestão Legal.

Participaram da reunião transmitida por meio webconferência representantes da Suzano e gestores públicos de Aracruz, São Mateus, Montanha, Cachoeiro de Itapemirim, Conceição da Barra e Pedro Canário.

“As medidas implantadas e em processo de implantação por parte da Suzano chegam para somar os esforços da Prefeitura Municipal e trazem uma tranquilidade para que possamos enfrentar o problema com mais pé no chão”, destacou Jones Cavaglieri. A administração municipal tem se aproximado ainda mais dos segmentos produtivos para debater e alinhar as decisões de modo conjunto em torno do enfrentamento da situação de emergência.

TEXTO: Simony Leite Siqueira
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br