Data: segunda, 01 de junho de 2020
Horário de Brasília: 22:37
Clima

Desenvolvimento Social amplia benefícios à população em meio à pandemia

02/04/2020 Divulgação SECOM/PMA

O impacto financeiro do coronavírus no país vem crescendo a cada dia e gerando grandes problemas sociais. Consequentemente, a pandemia eleva de forma significativa a demanda por serviços sociais pela população. 

Uma das principais ações priorizadas pelo município de Aracruz, diante desse cenário, envolve a população em situação de rua. Sendo assim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS), a Prefeitura Municipal alugou kitnetes para atender à essas pessoas, dando-lhes condições de exercer o isolamento social e seguir as orientações de higiene. 

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Rosilene Filipe dos Santos Matos, o município está ofertando colchões, cobertores, roupas de cama, kit higiene, kit limpeza e alimentação completa (café da manhã, almoço e jantar) aos moradores das kitnetes.

"Ainda estamos trabalhando com essas pessoas em situação de rua, visto que a abordagem social não pode obrigá-las a aceitar nenhuma oferta;  elas precisam aderir à esses serviços. O trabalho é sempre de conscientização e de oferta de possibilidades", ressalta Rosilene.

Outras ações da secretaria também estão sendo ofertadas a qualquer munícipe que esteja enfrentando situação de vulnerabilidade, tais como o auxílio-documentação, auxílio-funeral, cesta básica, e complementação do leite para bebês de até 2 anos. 

Os atendimentos para solicitação desses benefícios e registro no Cadastro Único devem ser agendados por telefone, a fim de evitar aglomerações. Seguindo a orientação de isolamento social dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os serviços de grupo realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro Especializado de Assistência Social (CREAS) foram suspensos. 

Rosilene afirma que, nesse primeiro momento, famílias que tenham crianças, idosos, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz estão sendo priorizadas, mas a meta é atender o maior número possível de pessoas. 

Já em relação ao auxílio emergencial de R$ 600,00 a trabalhadores informais, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, a Prefeitura de Aracruz está aguardando a regulamentação do Governo Federal para orientar a população de forma assertiva.

 

Serviço

Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEMDS)

Telefones disponíveis para agendamento: 

99846-8622 | 99793-5992 | 99906-0577 | 99766-7558 | 99814-9452 | 3270-7400

Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, de 8h às 16h

TEXTO: Michely Melotti
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br