Data: quinta, 09 de julho de 2020
Horário de Brasília: 01:44
Clima

Sistema de Ecoponto para recebimento de entulhos em Aracruz entra em vigor na segunda semana de junho

27/05/2020 Divulgação SECOM/PMA
Entrada da fábrica de manilhas no bairro Itaputera onde será implantado o primeiro ecoponto do município de Aracruz

Entrada da fábrica de manilhas no bairro Itaputera onde será implantado o primeiro ecoponto do município de Aracruz

Aracruz passará a atuar com o sistema de ecoponto em locais estratégicos da sede e dos distritos. O primeiro entrará em funcionamento na segunda semana de junho, na fábrica de manilhas no bairro Itaputera, Rua 7 de setembro, no.1070. Com esse sistema, as pessoas poderão levar uma quantidade de até 12 sacos de ráfia ou 12 carrinhos de mão por dia de entulho, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O recolhimento acontecerá das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Os ecopontos são áreas públicas sob gestão da Prefeitura para a captação de pequenas quantidades de entulho (até 1m³). Nesses locais, o entulho deve ser separado pelo gerador. Cada pessoa pode levar pequenas quantidades de entulhos como tijolos, restos de azulejos, totalizando 1m³ por dia, além de resíduos volumosos como mesa, cadeiras, sofá, guarda-roupa, colchão, eletrodomésticos, madeiras, plástico, metal, vidro, papel e papelão. Esses entulhos serão depositados em caçambas específicas para cada tipo, com capacidade para comportar até 4 m³ de resíduos cada uma.

O cidadão não poderá levar seu lixos domésticos, hospitalares ou de serviços de saúde como de clínicas de odontologia, veterinárias, de estéticas e lixo industrial. Vale lembrar que além do ecoponto para os entulhos, há outros pontos de entrega voluntária, como a associação de reciclagem (Recicle Aracruz), localizado no Polo Industrial, que recebe materiais recicláveis como papel, plástico, vidro e metal, além do ponto de logística reversa, que recebe materiais como óleo vegetal usado, este funciona no mesmo endereço da fábrica de manilha. Qualquer dúvida, o munícipe pode ligar para a Gerência de Limpeza Pública através do (27) 9 9741-8382.

O objetivo da criação das unidades de “ecoponto” é diminuir a incidência de entulho descartado na via pública, preservando a urbanidade e economizando os recursos que seriam empregados na limpeza da via, normalmente realizada com vários servidores e equipamentos.

A importância do descarte correto
Segundo a gerente de Limpeza Pública da Prefeitura de Aracruz, Francine Sousa, a utilização correta desses ecopontos pode ajudar na preservação do meio ambiente. “Levando seu entulho até um ecoponto, você evita descartá-lo na rua, o que provocaria grandes problemas ambientais e de saúde à comunidade. O descarte correto é um ato cidadão que, além de preservar o ambiente, mantém a cidade limpa e livre de insetos transmissores de doenças, como o mosquito aedes aegypt, causador da dengue, da zika e da chikungunya. O descarte em locais errados potencializa a proliferação de mosquitos e o surgimento de doenças”, conclui Francine.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br