Data: terça, 04 de agosto de 2020
Horário de Brasília: 08:54
Clima

Prefeitura de Aracruz faz homenagem aos heróis bombeiros

02/07/2020 Raquel de Pinho SECOM/PMA
Da esquerda para direita, Cabo Igor, Cabo Renato, Cabo Ribeiro, Sargento Heverton Vinicius e Sargente Eugênio

Da esquerda para direita, Cabo Igor, Cabo Renato, Cabo Ribeiro, Sargento Heverton Vinicius e Sargente Eugênio

Hoje (02/07) comemora-se o Dia do Bombeiro e a Prefeitura de Aracruz quer parabenizar e agradecer a estes heróis e, principalmente, aos 44 profissionais que atuam na 2ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, sediada em Aracruz, na missão de salvar vidas diariamente na região. Instalada há dez anos, a unidade atende também aos municípios de Ibiraçu, João Neiva, Fundão e Santa Teresa. Por mês, são registrados, em média, 95 atendimentos.

O comandante da 2ª Cia Independente do Corpo de Bombeiros, major Lucas Sossai, explicou que, além das atividades de rotina, como o combate a incêndios urbanos, a incêndios em vegetação, os atendimentos pré-hospitalares, o resgate e salvamento em casos de acidentes automobilísticos, entre outras ocorrências, as equipes do Corpo de Bombeiro têm auxiliado no enfrentamento da pandemia em diversas frentes.

“As ações da corporação passam pela conscientização da população, distribuição de máscaras, pelo apoio aos municípios para a estruturação das ações de enfrentamento ao vírus e pelo auxílio ao governo com o compartilhamento de ferramentas de gestão de crise”, explica o bombeiro que atua na atividade há 19 anos. Antes da unidade, o bombeiro trabalhou nos batalhões de Vitória, Linhares e Colatina.

Para Sossai, o 2 de julho é sempre uma data marcada por atividades de prevenção como palestras educativas, demonstrações técnicas, visitas aos quartéis e passeios de viatura com crianças. Nesse ano, porém, as atividades seguem voltadas para o combate ao novo coronavírus.

“Alienam Vitam et Bona Salvare. Nesses dias de pandemia, o Corpo de Bombeiros tem buscado a todo custo o seu principal lema: Vida Alheia e Riquezas Salvar. Nossas equipes seguem firme em atender as demandas da população. Quer sejam as demandas já existentes, quer sejam demandas especiais impostas pela Covid-19, destacou o comandante.

O sargento Walace Eugênio Santana, que atua como chefe do ABTS, se orgulha de pertencer à corporação e contribuir com o salvamento de vidas. Em sua trajetória de 16 anos de trabalho se deparou com muitas situações difíceis como o incêndio ocorrido num município fora da área de atuação da unidade, quando três irmãos perderam a vida. “Na época, não conseguimos salvar a vida destes familiares por causa da distância”. Apesar dos desafios, o bombeiro desperta todos os dias com o compromisso renovado de auxiliar o outro em momentos de perigo.

Há sete anos, o cabo Igor Carvalho trabalha como motorista e socorrista do Corpo de Bombeiros. “Escolhi a profissão porque é gratificante poder salvar vidas e contribuir com a população. O momento que me marcou bastante foi quando uma parturiente chegou na porta do quartel de madrugada em trabalho de parto. Era um parto de risco que tivemos que fazer dentro da guarnição de resgate, no meio do caminho em direção ao hospital. Chegamos ao hospital praticamente com a criança considerada morta e a vimos renascer”, conta o bombeiro.

“É uma profissão gratificante porque várias vezes salvamos vidas. Quando temos o retorno das pessoas que ajudamos é também muito recompensador. Certa vez, uma vítima que ajudamos a socorrer foi ao quartel para agradecer pelo seu salvamento”, conta o cabo Renato Torrezani, que trabalha como operador. Ele escolheu seguir a profissão há nove anos.

O cabo Rafael Ribeiro seguiu a profissão de bombeiro assim como o irmão. Atualmente, o cabo se dedica à atividade de motorista condutor operador de viaturas da unidade. Com oito anos de trabalho, ele se sente realizado com a escolha profissional e tem investido numa nova especialização dentro da corporação com a capacitação em mergulho, feita no ano passado, que o preparou para atuar no resgate em áreas alagadas e áreas submersas.

Para o sargento Heverton Vinicius Barbosa da Silva, a principal qualidade do bombeiro é saber se doar pela vida do próximo sem esperar nada em troca. “Quando você age para salvar vidas, é possível vê a gratidão no rosto das pessoas e até no rosto de um animalzinho que você resgata. Um dos momentos mais marcantes para mim aconteceu durante as chuvas de 2013. Na ocasião, eu e mais um amigo auxiliamos no parto de uma parturiente que estava com dificuldades para chegar ao hospital por causa dos alagamentos. Nós a colocamos dentro de um barco e a levamos até o hospital. Tudo terminou bem”, conta o bombeiro que tem 12 anos de carreira.

TEXTO: Alessandra Mesquita
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br