Data: terça, 04 de agosto de 2020
Horário de Brasília: 08:38
Clima

Central Integrada de Segurança Pública ajuda de forma expressiva a atuação da Polícia Militar em Aracruz

08/07/2020 Divulgação SECOM/PMA
Imagem da câmera de videomonitoramento mostra Força Tática da Polícia Militar adentrando em matagal de Santa Cruz no mês passado, quando foi apreendido grande quantidade de drogas e armas

Imagem da câmera de videomonitoramento mostra Força Tática da Polícia Militar adentrando em matagal de Santa Cruz no mês passado, quando foi apreendido grande quantidade de drogas e armas

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SESP) divulgou no início deste mês que o município de Aracruz teve o menor número de homicídios dentro da Região Norte, com 55,6% a menos no comparativo com 2019, sendo que com relação ao período de janeiro a maio, foram 12 mortes violentas, contra 27 do ano passado.

Já nos últimos 22 anos Aracruz registrou no primeiro semestre de 2020 o menor número de homicídios dolosos consumados. Foram somente cinco casos contra 22 ocorridos no mesmo período do ano passado, o que representa uma redução de 77%. De acordo com o Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), tenente-coronel Cláudio Silva, a Central Integrada de Segurança Pública (Cisp) tem ajudado de forma bem expressiva na atuação da PM, o que contribuiu para a redução deste indicativos. “O Cerco Eletrônico e as câmeras de videomonitoramento têm evitado muitos assaltos e ajudado a prender os infratores, além de permitir a localização de veículos suspeitos que rondam nosso município”, comenta.

Recentemente a CISP flagrou e acompanhou um indivíduo tentando atropelar uma outra pessoa. A Polícia Militar foi acionada, compareceu ao local e o prendeu em flagrante por tentativa de homicídio. Desta forma, as câmeras impediram esse crime, além das imagens serem usadas como prova da ação para a conclusão do inquérito policial.

Ainda segundo o tenente-coronel é muito importante que a Prefeitura de Aracruz mantenha essa ferramenta no combate à criminalidade. “A manutenção da CISP é primordial, pois os resultados alcançados até o momento são inquestionáveis. Neste ano de 2020, só no município de Aracruz, temos uma redução de 78,2% do total de homicídios em relação 2019, sendo que, no mês de junho, tivemos nenhuma morte na área de nosso batalhão”, disse.

O comandante ainda lembrou que esta integração entre os órgão públicos também ajuda no planejamento de ações futuras. “Vale ressaltar que a integração entre as Polícias Militar, Civil e os órgãos municipais é muito importante, pois é por intermédio dela que nós conseguimos traçar metas e meios que nos permitem trabalhar da melhor forma para contribuir com o aumento da qualidade de vida da sociedade aracruzense”, completou.

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br