Data: quarta, 26 de janeiro de 2022
Clima

Prefeito recebe a visita de vereadores de Linhares e apresenta a Casa Azul

29/11/2021 Foto: Humberto De Marchi/ Secom
O prefeito com os vereadores de Linhares, a secretária Rosiane Scarpatt e parte da equipe da Casa Azul

O prefeito com os vereadores de Linhares, a secretária Rosiane Scarpatt e parte da equipe da Casa Azul

Na manhã desta segunda-feira (29), no Gabinete, o prefeito Dr. Coutinho recepcionou os vereadores Terezinha Vergna e Messias Caliman, da cidade de Linhares, que estiveram no município para conhecer a Casa Azul, inaugurada no dia 18 de novembro. 

A Casa Azul é um espaço destinado exclusivamente aos cuidados da saúde masculina. Aracruz se tornou o primeiro município do estado a oferecer procedimentos, atendimentos especializados e informações voltadas à saúde do homem. 

Na visita à Casa, os vereadores agradeceram a disponibilidade e disseram que ficaram encantados com a iniciativa. O vereador Messias Caliman falou sobre o autocuidado e contou que já teve câncer de mama. “Os homens precisam estar atentos em tudo que for relativo à saúde. O câncer de mama no homem é raro, mas eu tive. Descobri um caroço fazendo o autoexame. Após fazer a biópsia, constatamos que era o câncer. Isso já tem seis anos”, disse. 

Caliman ainda falou que a ideia da Casa Azul precisa ser propagada. “O município de Aracruz está de parabéns por colocar à disposição dos homens aracruzenses esse equipamento que vem para cuidar, tratar do homem da cidade e do campo e que muitas vezes não liga para as questões que podem ser tratadas preventivamente”, completou. 

Já a vereadora Terezinha Vergna disse que é comum os municípios investirem em locais de referência para as mulheres. “Não vemos o homem reclamar, mas não é por isso que não se deve ter o cuidado com a saúde. A ideia da Casa Azul nos chamou muito a atenção por ser uma novidade e por entendermos a importância que é cuidar da saúde do homem. Esse é um ponto de referência e bem estratégico, ao lado da Casa Rosa. Temos o sonho de que Linhares também tenha uma Casa Azul”, comentou. 

A secretária de Saúde, Rosiane Scarpatt, também esteve no local e apresentou a Casa aos vereadores. “Sabemos que saúde e gestão não se faz sozinho. É por isso que aqui estamos trabalhando muito para que toda a população seja atendida, oferecendo os serviços e informações. E os homens estão nos surpreendendo, pois já tivemos uma adesão muito grande de forma espontânea”, disse. 

“Ao longo dos anos que realizei atendimentos como médico, ouvi muitos relatos e isso me fez pensar sobre um local específico para atender os homens de Aracruz. Estamos mostrando que o homem também pode e deve se cuidar. Agora, a Casa Azul, com todos os serviços elencados, passa a oferecer um local com as devidas condições e acesso para garantir uma saúde de qualidade àqueles que muitas vezes não buscam o atendimento ideal por não ter recursos para bancar o exame. Fico feliz em saber que a Casa Azul tem sido referência para bons projetos”, comentou. 

A Casa Azul 

A Casa Azul está localizada ao lado da Casa Rosa, próximo ao Mercado Municipal. Lá serão realizados os exames preventivos ao câncer de próstata, procedimentos relacionados ao sistema reprodutivo e andropausa. Para que o homem tenha acesso aos serviços é necessário passar por uma consulta em uma das Unidades de Saúde do município para que se obtenha um encaminhamento pelo médico.



TEXTO: Thiago de Barros
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br