Data: quarta, 26 de janeiro de 2022
Clima

Dr. Coutinho se reúne com moradores de Barra do Riacho para prestar esclarecimentos quanto às demandas locais

29/11/2021 Vinícius Gardiman
Prefeito Dr. Coutinho fala aos moradores sobre os projetos que o Governo Municipal tem para Barra do Riacho

Prefeito Dr. Coutinho fala aos moradores sobre os projetos que o Governo Municipal tem para Barra do Riacho

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia do seu vice Beto Vieira, e dos secretários Giuseppe Coutinho Silveira, Planejamento Orçamento e Gestão (Sempla), Tenente-coronel Alexandre Lube, Habitação e Defesa Civil (Sehab), se reuniu com moradores de Barra do Riacho na manhã deste sábado (27) para ouvir da comunidade local suas principais demandas, além de falar quais são as ações que o Governo Municipal têm desenvolvido para o bairro. Também estiveram presentes a vereadora Etiene Musso e o líder comunitário Herval.

Esta foi a primeira reunião que o executivo municipal realiza  com a Associação de Moradores da Barra, desde que Dr. Courinho assumiu a prefeitura. O chefe do executivo iniciou as falas lembrando da Boca da Barra, localidade que será revitalizada pelo Governo Federal, além de reforçar que sua administração está voltada para os interesses da comunidade.

“Há alguns meses estivemos aqui com a Superintendência Patrimonial da União (SPU) do Governo Federal para olharmos as condições da Boca da Barra. Eles nos avisaram que com a Municipalização da Gestão da Orla, todas as moradias do local terão que ser removidas. Vamos acolher essas famílias que serão deslocadas para outra localidade. Toda essa área da Boca da Barra será revitalizada, pois nada pode ser construído há 100 metros do mar. Fiquem tranquilos, pois nossa gestão está fazendo o melhor para que os pescadores e moradores sejam devidamente assistidos”, disse.

Ainda de acordo com Dr. Coutinho, a municipalização é uma forma de administrar sustentávelmente todo o desenvolvimento das praias, com adequações necessárias para que os espaços se tornem referências com a execução de projetos. Com relação à macro drenagem do valão da Barra do Riacho, o prefeito garantiu que a obra, que será uma condicionante do porto da Imetame, ainda não foi liberada pelo IEMA, porém a previsão é que esta liberação ocorra em dezembro com as obras se iniciando em 2022.

Programa Casa Verde e Amarela (Minha Casa Minha Vida)
Com relação às residências do Programa Casa Verde e Amarela, antigo “Minha Casa Minha Vida”, o Secretário Tenente-coronel Alexandre Lube (Sehab) afirmou que está correndo atrás dessa questão. Desde que assumi a secretaria, minha maior preocupação foi ir atrás dessa obra. Já nos reunirmos com a Caixa Econômica e Seturb para saber o que está ocorrendo, e como o município poderia contribuir. A partir dai a Caixa lançou um edital para concluir a obra, que já havia sido abandonada por duas empresas, além da desistência de outra. Nosso prefeito também já foi em Brasília três vezes para tentar resolver esse problema. Estamos cobrando da Caixa Econômica Federal para nos dar prioridade, e assim, podermos entregar essas casas já em 2022”, pontuou.

Ainda de acordo com o secretário da Sehab, faltam apenas 5% para a conclusão das obras. Mesmo faltando 5% para concluir essa obra, com o tempo que ela ficou parada, muita coisa foi danificada, como o piso, que terá que ser trocado. Essa demora existe também por uma questão de um acordo entre a empresa responsável e a Caixa. O processo já foi encaminhado a Campinas para um parecer do setor de engenharia, e posteriormente para Brasília para ser aprovado, e dirigido para o Ministério do Desenvolvimento Regional, que libera os recursos. Nosso prefeito retornará em Brasília para acompanhar de perto o andamento do processo, e assim podermos seguir um cronograma exato para que essa obra venha a ser retomada. Esse é o quadro atual”, explicou.

O Governo Municipal ainda lembrou que Barra do Riacho terá uma nova ambulância em 2022 para atender o Pronto Atendimento (PA) 24h. Após as falas das autoridades, os moradores tiveram a oportunidade de falar sobre outras demandas, como a melhora na qualidade da água fornecida, condições da praça, do gramado do campo society, dos ônibus, além do aluguel social, lixão e buracos em vias de acesso à Barra.

TEXTO: SECOM
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br