Data: quarta, 26 de janeiro de 2022
Clima

Gripe: Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação

29/11/2021 Foto: Humberto De Marchi/ Secom

A Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) tem registrado o surgimento de muitas pessoas com sintomas gripais nos últimos dias. Mesmo com as mudanças climáticas, a manifestação da doença não é muito comum na primavera. De acordo com a Semsa, o alto número de pessoas infectadas se dá pela baixa procura pela vacina contra a gripe (Influenza). 


No município, desde o início da campanha de vacinação, cerca de 32 mil pessoas já receberam a dose da vacina de gripe. A profilaxia oferecida no SUS protege contra três tipos do vírus (trivalente) da gripe. Normalmente são variações dos vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B, que causam epidemias sazonais e têm sintomas semelhantes aos outros vírus, com quadros de febre alta, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça e dor muscular, podendo ser facilmente confundida com a Covid-19.


De acordo com a secretária Rosiane Scarpatt (Semsa) é importante que todos estejam imunizados contra o vírus da influenza. “A vacina da gripe deve ser tomada anualmente. Isso contribuiu para reduzir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de pessoas hospitalizadas. Para muitos a doença é considerada algo simples, mas a Influenza está relacionada a uma série de complicações, como pneumonia, doenças cardíacas, além de poder levar à morte”. 


Qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade pode se vacinar, e para quem ainda não se vacinou contra a gripe, as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do município ficam abertas das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira.

TEXTO: Thais Tonini
E-MAIL: comunicacao@aracruz.es.gov.br