Data: terça, 24 de maio de 2022
Clima

Atrações Turísticas

Home • Turismo • Parque Natural Municipal do Aricanga "Waldema...

Parque Natural Municipal do Aricanga "Waldemar Devens"

Descubra o Parque Natural Municipal do Aricanga. Estamos de braços abertos para receber você!

Somos uma das mais importantes Unidades de Conservação do Espírito Santo. Nosso foco principal é na Educação ambiental, pesquisas, recreação e turismo controlado.

Venha nos visitar!

São 515,688 hectares de cobertura vegetal nativa de mata atlântica em diferentes estágios. Lagoas, afloramentos rochosos e exuberantes belezas cênicas além de grande biodiversidade.

No nosso parque já foram catalogadas 159 espécies de aves e 16 espécies de mamíferos, algumas ameaçadas de extinção.

O Aricanga está aberto de terça a domingo, das 8 às 16h.

Para grupos acima de 20 pessoas, agende sua visita com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com antecedência mínima de 3 dias pelo telefone (27) 3270-7067 ou pelo e-mail: semam.grn@aracruz.es.gov.br.

 

Encontre a natureza no Aricanga!

Temos 09 trilhas que percorrem a floresta de Mata Atlântica. Conheça:

  1. Trilha da Barriguda: são 500 metros de extensão, ideal para quem procura uma caminhada mais leve. O caminho leva até a imponente árvore da espécie Paineira-branca que encanta por sua forma e tamanho. A famosa Barriguda! Voce pode conhecer um pouquinho dela no QRCode abaixo.
  2. Trilha da Gruta: uma ótima opção para quem busca aventura! Durante a caminhada é possível observar animais que vivem na reserva e também espécies de árvores nativas, como o Jacarandá Caviuna e a Peroba Rosa. No caminho passamos por uma gruta, além de várias surpresas!
  3. Trilha das Lagoas, uma das mais extensas que chega a quase 1700 metros. O percurso vale à pena, já que é possível contemplar a beleza de três lagoas localizadas dentro no parque.
  4. Trilha do Oratório: Na década de 90 devotos de São João Batista construíram um local de oração ao Santo padroeiro do nosso município, hoje a trilha tem uma distância de 473 metros de muita devoção e contemplação de uma linda paisagem e uma vista deslumbrante.
  5. Trilha parapente – A partir da trilha do Oratório temos a trilha do Parapente na qual temos a possibilidade da prática de voo livre. Em breve novidades para os praticantes do voo livre!
  6. Trilha rapel – Outro esporte radical que se pode praticar no Aricanga é o Rapel. Essa trilha é destinada para grupos que queiram praticar o esporte. Basta agendar o espaço e caso o visitante não possua experiência em escalada ou rapel e não possua equipamentos de segurança, sugere-se a contratação de um guia capacitado e especializado.
  7. Barba de Velho - A trilha de aproximadamente 600 metros é a nossa trilha mais recente. Essa trilha adentra em uma área de mata mais fechada do Parque onde é possível ver uma floresta em seu estado mais primitivo, com árvores grandes e imponentes.

Como chegar: O Parque localiza-se a 77 km de Vitória e seu acesso se dá pela Rodovia ES-257, a qual liga Aracruz ao Município de Ibiraçu, distando aproximadamente 7 km da Sede de Aracruz e 5 km de Ibiraçu.

Acesso: A subida até o topo do Parque, pela estrada principal, possui aproximadamente 3 km, podendo ser feita de carro ou a pé. Em um dos pontos mais alto, a 582 metros de altitude, destaca-se a Pedra do Azulão, de onde é possível contemplar belos visuais de toda a região.

 

HISTÓRIA

Desde 1983, por iniciativa do Prefeito de Aracruz Primo Bitti, vários terrenos foram sendo desapropriados pela municipalidade, visando proteger a área do morro do Aricanga, quando em 1988, foi criada a Reserva Florestal do Aricanga, pelo Decreto Municipal nº. 3.059 de 29/03/1988. Posteriormente, em 1997, a Prefeitura Municipal sancionou a Lei Municipal nº 1.944 de 12/05/1997, revogando o Decreto nº. 3.059, criando o Parque Municipal do Aricanga. Em 02/06/2006, a administração municipal transforma o Parque Municipal do Aricanga em Parque Natural Municipal do Aricanga através do Decreto Municipal n° 15.429 enquadrando-o no Sistema Nacional de Unidades de Conservação - Lei Federal nº. 9.985/2000, esta enquadrado na categoria de Unidade de Conservação que pertence ao grupo de Unidades de Conservação de Proteção Integral submetendo-se aos critérios, normas de implantação e gestão definidos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação – (SNUC), com o objetivo de preservar e conservar os remanescentes dos ecossistemas naturais, possibilitar a manutenção da biodiversidade, valorizar a paisagem da região, assegurar condições de bem estar público, desenvolver atividades de educação, visando aprofundar o conhecimento e a conscientização em relação ao meio ambiente e esta localizado nas coordenadas 19° 49' latitude sul e 40° 19' latitude oeste no município de Aracruz, e por meio da Lei 3.620, de 27/09/2012 o Parque Natural Municipal do Aricanga, fica transformado em Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens.

A UC é de propriedade da Prefeitura e está localizado no Morro do Aricanga a 07 km da Sede do Município, é uma importante área de preservação, reunindo ambientes como lagoas, beleza cênica, nascentes, cobertura vegetal nativa e afloramentos rochosos. Possui uma área equivalente a 515,688 hectares, sendo que 17,51 ha situados no município de Ibiraçu.

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, inaugurou no dia 17 de julho de 2012, o Pólo Educacional do Parque Natural Municipal do Aricanga. O espaço, que conta com auditório, escritórios e banheiros, é agora a sede da Gerência de Educação Ambiental da SEMAM e servirá como ponto de apoio para as atividades educativas do Parque. O espaço recebeu o nome de “Schananda da Silveira Soeiro” em homenagem a uma estagiária da SEMAM, falecida em setembro de 2007, em razão de um trágico acidente. A mãe de Schananda, dona Cândida, foi homenageada em nome da filha durante a cerimônia.

O objetivo do Pólo, construído pela empresa Ambitec, em respeito a um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre a empresa, a Prefeitura, o Ministério Público e o Instituto Estadual de Meio Ambiente, é dar suporte para realização de uma das principais atribuições do parque: a educação ambiental. Além disso, por se tratar de uma área protegida, o local também está aberto para pesquisa e turismo controlado. Qualquer atividade que fuja a esses princípios é proibida.    

 

INFORMAÇÕES E AUTORIZAÇÕES PARA VISITAÇÃO

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM
Gerência de Educação Ambiental 
Telefone: (27) 3270-7067

 

ENDEREÇO

Rodovia ES-257, Km 07 - Aracruz / ES.

 

CONHEÇA O MAPA NOS QRCodes: