Data: quarta, 13 de novembro de 2019
Horário de Brasília: 21:58
Clima

Atrações Turísticas

Home • Turismo • Parque Natural Municipal do Aricanga "Waldema...

Parque Natural Municipal do Aricanga "Waldemar Devens"

Desde 1983, por iniciativa do Prefeito de Aracruz Primo Bitti, vários terrenos foram sendo desapropriados pela municipalidade, visando proteger a área do morro do Aricanga, quando em 1988, foi criada a Reserva Florestal do Aricanga, pelo Decreto Municipal nº. 3.059 de 29/03/1988. Posteriormente, em 1997, a Prefeitura Municipal sancionou a Lei Municipal nº 1.944 de 12/05/1997, revogando o Decreto nº. 3.059, criando o Parque Municipal do Aricanga. Em 02/06/2006, a administração municipal transforma o Parque Municipal do Aricanga em Parque Natural Municipal do Aricanga através do Decreto Municipal n° 15.429 enquadrando-o no Sistema Nacional de Unidades de Conservação - Lei Federal nº. 9.985/2000, esta enquadrado na categoria de Unidade de Conservação que pertence ao grupo de Unidades de Conservação de Proteção Integral submetendo-se aos critérios, normas de implantação e gestão definidos pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação – (SNUC), com o objetivo de preservar e conservar os remanescentes dos ecossistemas naturais, possibilitar a manutenção da biodiversidade, valorizar a paisagem da região, assegurar condições de bem estar público, desenvolver atividades de educação, visando aprofundar o conhecimento e a conscientização em relação ao meio ambiente e esta localizado nas coordenadas 19° 49' latitude sul e 40° 19' latitude oeste no município de Aracruz, e por meio da Lei 3.620, de 27/09/2012 o Parque Natural Municipal do Aricanga, fica transformado em Parque Natural Municipal do Aricanga Waldemar Devens.

A UC é de propriedade da Prefeitura e está localizado no Morro do Aricanga a 07 km da Sede do Município, é uma importante área de preservação, reunindo ambientes como lagoas, beleza cênica, nascentes, cobertura vegetal nativa e afloramentos rochosos. Possui uma área equivalente a 515,688 hectares, sendo que 17,51 ha situados no município de Ibiraçu.

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, inaugurou no dia 17 de julho de 2012, o Pólo Educacional do Parque Natural Municipal do Aricanga. O espaço, que conta com auditório, escritórios e banheiros, é agora a sede da Gerência de Educação Ambiental da SEMAM e servirá como ponto de apoio para as atividades educativas do Parque. O espaço recebeu o nome de “Schananda da Silveira Soeiro” em homenagem a uma estagiária da SEMAM, falecida em setembro de 2007, em razão de um trágico acidente. A mãe de Schananda, dona Cândida, foi homenageada em nome da filha durante a cerimônia.

O objetivo do Pólo, construído pela empresa Ambitec, em respeito a um Termo de Ajustamento de Conduta, assinado entre a empresa, a Prefeitura, o Ministério Público e o Instituto Estadual de Meio Ambiente, é dar suporte para realização de uma das principais atribuições do parque: a educação ambiental. Além disso, por se tratar de uma área protegida, o local também está aberto para pesquisa e turismo controlado. Qualquer atividade que fuja a esses princípios é proibida.    

 

INFORMAÇÕES E AUTORIZAÇÕES PARA VISITAÇÃO

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMAM
Gerência de Educação Ambiental 
Telefone: (27) 3270-7064

 

ENDEREÇO

Rodovia ES-257, Km 07 - Aracruz / ES.