Apicultores discutem sobre gestão da produção e comercialização dos produtos apícolas
Hoje (18/08) durante todo o dia, no Plenário da Câmara de Vereadores, a Secretaria de Agricultura (Semag), da Prefeitura de Aracruz, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu o Seminário Regional de Apicultura. Aproximadamente 70 pessoas, entre produtores rurais e apicultores de Aracruz e região, alunos do curso Técnico em Agronegócio da escola Monsenhor Guilherme Schmitz, representantes do Sebrae, Semag, Apiara e das aldeias indígenas de Areal e Pau Brasil, discutiram sobre gestão da produção e comercialização dos produtos apícolas.
Estiveram presentes na abertura oficial do seminário o vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o secretário de Agricultura de Aracruz, Edmilson Martins Schwenck, a coordenadora Estadual do Programa de Apicultura do Sebrae, Karina Moreira Nolasco, o presidente da Federação Capixaba das Associações de Apicultores (Fecapis), Lomir José da Silva e o presidente da Associação de Apicultores de Aracruz (Apiara), Cleber Lecco Bertazo.
Na abertura do encontro, o secretário da Semag, Edmilson Martins Schwenck, disse que esse evento vem abrilhantar o serviço que a Semag vem realizando. “Ficamos grato pelos resultados que estamos alcançando com o projeto de apicultura. Esse projeto tem uma marca que é a união dos apicultores. Ficamos satisfeitos quando o mel produzido em nosso município foi exportado”.
De acordo com a coordenadora Estadual do Programa de Apicultura do Sebrae, Karina Moreira Nolasco, o segredo do sucesso da apicultura em Aracruz é a união e a crença dos produtores e apicultores no projeto de apicultura. “Esse é o diferencial de vocês, a união, além de terem a cultura da cooperação que precisa estar na veia de cada um. Todo mundo em prol do desenvolvimento, fazendo com que a atividade de apicultura se torne algo rentável para todos. Por isso, precisamos estabelecer, cada vez mais, metas avançadas. Temos ainda muito o que fazer”, concluiu.
Segundo o vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, o papel principal da administração pública é a criação de oportunidades. “Os gestores públicos devem ter a preocupação de gerar oportunidades para proporcionar aos cidadãos melhores condições de vida. É sempre uma alegria quando podemos criar essas oportunidades. Nunca esquecendo, contudo, que precisamos olhar o município como um todo. Começamos o trabalho de apicultura com um grupo pequeno, que deu certo. O Sebrae teve uma contribuição decisiva para o nosso sucesso. Parabéns a vocês que acreditaram no projeto e por meio do cooperativismo perceberam que são fortes. Temos que mostrar que o mel é um alimento rico. Afinal, já tivemos duas exportações: uma em 2010 e outra em 2011. Já estamos realizando o processo para a construção da Casa do Mel, que irá proporcionar mais qualidade ao mel que produzimos em Aracruz. Por isso, para nós gestores públicos, o sucesso de vocês, também, é nosso”.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz é destaque nacional em projeto sobre adaptação às mudanças climáticas
- 15ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol Super Master 50 2026
- Cartilha Eleitoral 2026 é lançada e servidores recebem orientações sobre condutas eleitorais
- Aracruz fortalece práticas e constrói pertencimentos na Semana de Imersão da Diversidade e Inclusão
- Momento formativo destaca a legislação da Educação Inclusiva e fortalece a atuação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Cras Itaputera é inaugurado e reforça o cuidado com as famílias da região
- Aracruz lança Corredor de Biodiversidade e reforça compromisso com o meio ambiente
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados durante visita ao Corredor de Biodiversidade
- Fórum Permanente de Educação Infantil fomenta o avanço das políticas públicas nesta etapa de ensino