Apicultores de Aracruz participam de Congresso Internacional na Argentina
Três produtores de mel e uma profissional da Secretaria de Agricultura de Aracruz – Semag acabam de chegar do 42º Congresso Internacional de Apicultores - Apimondia, realizado na cidade de Buenos Aires, Argentina. O evento reuniu quase 8,5 mil participantes, de mais de 100 nacionalidades e contou ainda com uma grande exposição, com estandes de 76 países. O espaço brasileiro foi premiado pela qualidade do material exposto.
A caravana de participantes capixabas foi organizada pelo Sebrae-ES, com o apoio da Prefeitura de Aracruz e da Associação de Apicultores de Aracruz – Apiara. De acordo com a veterinária e gestora de apicultura da Semag, Ana Paula Cuzzuol Carrareto “apicultores, cientistas, dirigentes e comerciantes de todo o mundo apresentaram as melhores máquinas, as novas tecnologias e trouxeram ainda informações que contribuem com a melhoria do mel e de outros produtos da colmeia.”
Além de assistir a palestras, apresentações científicas e mesas de debate, os aracruzenses também participaram de minicursos e fizeram a visita técnica “Apicultor argentino por um dia”, na localidade de Pontevedra, província de Buenos Aires. Na propriedade visitada, ele puderam conhecer a sala de extração e os depósitos de homogeneização de mel e ver como é feito o manejo das caixas de abelhas no apiário, já que as abelhas criadas na Argentina são menos agressivas do que as cultivadas no Brasil.
“O intercâmbio entre os países serviu para ampliar a visão da diversidade de produtos e estimular o potencial que ainda não estamos explorando no Espírito Santo e no Brasil. Além disso, nós pudemos trazer um resumo dos assuntos abordados nas palestras, contatos de empresas e artigos para ampliar o conhecimento dos apicultores de Aracruz que não tiveram a oportunidade de participar do evento” complemente a gestora.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Tâmara Freire – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / tcardoso@aracruz.es.gov.br
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz é destaque nacional em projeto sobre adaptação às mudanças climáticas
- 15ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Inscrições abertas para o Campeonato Municipal de Futebol Super Master 50 2026
- Cartilha Eleitoral 2026 é lançada e servidores recebem orientações sobre condutas eleitorais
- Aracruz fortalece práticas e constrói pertencimentos na Semana de Imersão da Diversidade e Inclusão
- Momento formativo destaca a legislação da Educação Inclusiva e fortalece a atuação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE)
- Cras Itaputera é inaugurado e reforça o cuidado com as famílias da região
- Aracruz lança Corredor de Biodiversidade e reforça compromisso com o meio ambiente
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino são contemplados durante visita ao Corredor de Biodiversidade
- Fórum Permanente de Educação Infantil fomenta o avanço das políticas públicas nesta etapa de ensino