CCZ de Aracruz recebe veículo para remoção de cães e gatos
Na manhã de sábado (16), durante a 9ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, na Praça São João Batista, o prefeito Marcelo Coelho realizou a entrega das chaves do novo veículo que irá atender o Centro de Controle de Zoonoses de Aracruz (CCZ), que tem como objetivo dar mais estrutura às ações de remoção de animais em situação de risco, realizadas pelo órgão. Estiveram presentes o vice-prefeito Anderson Ghidetti, a secretária de Saúde, Nalva Bernadete Barros de Amorim, o subsecretário de Saúde, Anderson de Paula Santos Pereira e o secretário de Infraestrutura e Transportes, Dirceu Cavalheri.
Segundo o prefeito, é muito importante ficar atento à saúde da população, e isso inclui a saúde dos animais. “Esse novo veículo vai intensificar as ações em prol do bem-estar de todos e ainda vai dar melhores condições aos animais em situação de risco nas ruas.”
O veículo, um Furgão Transit, foi adquirido com recursos próprios pela Secretaria Municipal de Saúde, no valor aproximado de R$ 140 mil, e possui duas gaiolas para cães de grande porte; prateleiras para fixação de caixas para animais menores; e compartimento com espaço para mais duas ou três caixas. De acordo com o coordenador do CCZ, Vicente Penteado Vizioli, o carro fará o regaste de cães e gatos por meio de demanda da população ou rondas programadas.
Recolhimento Seletivo de Cães e Gatos
O CCZ de Aracruz deixou de realizar a captura de animais de forma aleatória, passando a removê-los seletivamente, isto é, os que se encontram em situação de risco, compreendendo as situações:
-
soltos com sinais compatíveis de raiva ou outra zoonose de interesse epidemiológico;
-
soltos em vias e logradouros públicos que estejam em sofrimento físico ou doentes constatados por médico veterinário;
-
soltos em vias e logradouros públicos na condição de mordedores compulsivos;
-
soltos em vias e logradouros públicos portando identificação do CCZ;
-
invasores de propriedade privada ou pública que estejam colocando em risco as pessoas por comportamento agressivo ou pela possibilidade de transmissão de doenças;
-
agressivos em domicílio desde que haja laudo emitido por médico veterinário constatando a periculosidade do animal.
Mais informações no telefone (27) 3256-1365 ou no e-mail recolheanimal.ccz@aracruz.es.gov.br
Mais informações:
Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz
Vivian Camargo
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Aracruz
Mayara Alvarenga
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Aracruz: nossa história em movimento”: 18 escolas da Rede Municipal de Ensino integrarão comitiva do Desfile Cívico Cultural
- Oftalmologia e ultrassonografia: Saúde realiza ação com carretas e quase 3 mil atendimentos
- Gestão inicia Semana de Capacitação para fortalecer o serviço público municipal
- Cras: a porta de entrada da proteção social em Aracruz
- Você sabia? Cancelar consultas e exames do SUS com antecedência pode reduzir filas da Saúde
- 16ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Vacinação contra Influenza: Aracruz está entre os municípios que mais imunizaram no Estado
- Não deixa para depois: Servidores de Aracruz têm oportunidade de capacitação com certificação e progressão funcional
- Arboviroses e verificação da situação vacinal ganham destaque na 2ª Formação do Programa Saúde na Escola
- Serviços essenciais são mantidos durante ponto facultativo e feriado da Semana Santa