28 de outubro: dia do funcionário público
Entre as inúmeras datas comemorativas no calendário do município, uma possui significado especial, o Dia do Funcionário Público, comemorado hoje (28). Em Aracruz, o ponto facultativo foi antecipado para ontem(27), para os 4.516 funcionários que trabalham na prefeitura e que cumprem a missão de prestar serviços à população e colocar o setor público em funcionamento.
Edio José Filho (57), mais conhecido como Genoveva, é o funcionário mais antigo da Prefeitura de Aracruz. Atualmente, Genoveva é agente administrativo no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Aracruz (IPASMA). Para o agente, ser funcionário público é uma função séria e gratificante, pois se trabalha a serviço da população. “Trabalho há 37 anos na prefeitura e só tenho a agradecer a Deus, porque foi com este emprego que sustentei minha família. Durante estes anos fiz muitas amizades e aprimorei meu serviço. Para trabalhar tantos anos como servidor público é importante ter interesse e gostar do que faz, trabalhar com honestidade e atender bem a população. Tenho muito orgulho de ser funcionário público”, contou.
O professor Robson Fernando (46) da Secretaria de Educação é o mais novo efetivo da Prefeitura e está adorando. “Tenho prazer em desenvolver meu trabalho junto aos alunos. Me sinto feliz em ajudar na formação, no caráter e na personalidade das crianças e adolescentes. Cumpro meu trabalho para que as coisas funcionem bem”, disse o professor.
O Prefeito de Aracruz, Ademar Devens, ressaltou que o servidor público do município sempre respondeu à altura pelas missões que lhe foram atribuídas. “Nossa cidade pouco seria se não pudesse contar com o apoio e a dedicação de seus servidores. Os funcionários da administração são os elementos necessários e imprescindíveis para continuarmos construindo um município que pensa em seu povo e em sua geração futura”. Devens destacou ainda que pretende melhorar cada vez mais as condições de trabalho e oportunizar o crescimento para todos os funcionários da administração. “Esta é forma que temos para retribuir este importante trabalho dedicado pelos nossos servidores a toda a população aracruzense. Seria impossível realizar todas as conquistas que tivemos sem o apoio de cada um dos 4.516 mil funcionários”.
Servidor público e a história
O serviço público no país teve origem em 1808, quando a família real portuguesa veio ao Brasil. A partir daí é que começou a ser tomada uma noção de trabalho administrativo, já que houve a necessidade de reger o país de acordo com a diplomacia real. Depois de proclamada a independência o país virou império, depois república e ao logo da história política do país estavam presentes os servidores, ajudando a administrar a máquina.
Sejam as instituições federais, estaduais ou municipais, o funcionário público é responsável pela manutenção e pela organização dos serviços prestados. O dia do funcionário público foi instituído no ano de 1943, quando o presidente Getúlio Vargas escolheu 28 de outubro. Mas foi em 1990, quando surgiu o Estatuto dos Servidores Públicos, é que a nomenclatura funcionário público foi substituída por servidor público.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 11ª Chamada - Secretaria de Saúde (Farmácia Cidadã) - Edital 001/2025
- SAAE autoriza o início das obras de revitalização da ETE de Guaraná
- Dia D “Aracruz por Elas” reúne serviços de saúde, assistência e empreendedorismo para mulheres no sábado (14)
- 12ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Cras Itaputera: Prefeitura amplia rede de proteção social com inauguração no dia 25
- Aracruz Botecos vai movimentar a cidade nas comemorações dos 178 anos do município
- Semam divulga resultado da consulta pública sobre o Corredor de Biodiversidade
- Março Roxo: Prefeitura promove palestra sobre a saúde mental
- Programa Agrinho 2026 terá como tema central o ‘Campo e Cidade, conexões que transformam’
- Mulheres de Aracruz terão acesso a cerca de mil exames com Carreta da Ultrassonografia