Escola Indígena de Pau Brasil ganha novo canteiro
Mãos na terra e ouvidos atentos no que é dito pelos professores. Na EMP Indígena de Pau Brasil as crianças tiveram uma manhã diferente e ajudaram a dar vida a um canteiro repleto de verde.
Couve, rúcula e cenoura são alguns dos alimentos plantados na manhã desta terça-feira (14), através do projeto Hortas Escolares, da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG). Mas, antes de plantar, é preciso aprender tudo sobre as plantas. Por isso, o projeto segue algumas etapas importantes:
Em sala de aula, os alunos aprendem sobre o crescimento das plantas e os benefícios de cada verdura e legume que será cultivado. “Dessa forma as crianças vão absorver melhor as informações e levarão para dentro de casa o que foi aprendido. Nossa intenção é mostrar que se pode produzir de forma orgânica no quintal, principalmente em áreas urbanas”, explicou o engenheiro agrônomo, Alessandro Moreira.
Depois, é hora de plantar. Cada criança recebe algumas sementinhas nas mãos e, cuidadosamente, as colocam na terra. De acordo com a equipe do projeto, somente este ano 25 escolas da Rede Municipal de Ensino tiveram hortas construídas.
“As escolas são peça chave para o projeto. Nosso maior objetivo é estimular que mais escolas e crianças participem e espalhem cada vez mais a ideia de plantar, cultivar e colher”, completou Alessandro.
Plantando saúde
Além de despertar nos alunos o contato com a terra, o projeto também possui a intenção de estimular um estilo de vida saudável aos estudantes da Rede Municipal. Por isso, durante as rodas de conversas que acontecem antes do plantio as acrianças aprendem sobre produção de alimentos livres de agrotóxicos e também sobre a importância de consumir produtos orgânicos.
“O objetivo é fazer com que as crianças sintam a terra e entendam melhor da onde vem o alimento que elas comem”, explica a professora do projeto, Natalina Sartor de Oliveira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Palestra sobre o uso da I.A como ferramenta na Educação 4.0 otimiza a prática docente e prepara estudantes para as demandas tecnológicas do mercado de trabalho
- Saúde alerta para riscos da baixa vacinação contra a gripe e reforça importância da imunização
- Educação recebe representantes da Superintendência Regional de Linhares (SRE) para debater cuidados na aplicação de avaliações
- Município leva experiências culturais e turísticas para a Feira dos Municípios 2026
- Carreta Pet Vida realizou castrações e vacinação gratuita em Aracruz
- Orçamento Cidadão: assinada a Ordem de Serviço para a obra de reforma e revitalização da Praça do Vila Nova
- ARSP publica resolução com o reajuste tarifário do Saae de Aracruz
- Formação sobre Salas Sensoriais fortalece a Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino
- Comportamento infantil: Desafio ou pedido de ajuda? Palestra on-line orienta famílias de estudantes da Rede Municipal de Ensino
- Dia Internacional dos Museus terá programação cultural especial em Santa Cruz