“Túnel para Vida” começa a ser instalado em locais que concentram pacientes do grupo de risco
Com o objetivo de evitar a contaminação e a proliferação do coronavírus, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), começou a instalar nesta quinta-feira (16/04), o “Túnel para Vida”. A primeira localidade que recebeu o túnel foi a UPA 24h do Vila Rica. Nesta sexta-feira (17/04) será a vez da UBS de Guaxindiba em função de abrigar o Centro de Hemodiálise, e já na próxima segunda-feira (20/04), a instalação será na Central de Ambulâncias.
Esse empreendimento é um corredor com aproximadamente seis metros de comprimento por um metro de largura, que é equipado com microaspersores que pulverizam a solução sanitizante à base de quaternário de amônio em forma de névoa. Cada túnel desse é equipado com sensores que fazem o acionamento automático da aspersão quando alguém passa por ele.
A quantidade de produto pulverizado é de aproximadamente 500 litros por hora. Essa tecnologia foi doada pela S.A Ambiental, que já fez a instalação em sua sede para proteger os funcionários. O secretário interino da Setrans, João Calixto, comemorou esta conquista para a cidade.
“A empresa teve a iniciativa de instalar o túnel em seu canteiro aqui em Aracruz. Como se trata de um método que deu certo em alguns lugares no mundo, como no Japão, resolvemos contatar a empresa para implantarmos essa ação em nosso município. Iniciamos com essas três frentes, mas estamos estudando a possibilidade de instalar em locais de maior fluxo de pessoas”, frisou Calixto.
A secretária de saúde Clenir Avanza explicou o porquê da instalação do túnel ocorrer primeiramente nessas localidades. "Esta é mais uma ferramenta para impedir a contaminação comunitária da Covid-19. É importante esta ação porque esses locais concentram pacientes do grupo de risco, além de receberem constantemente várias pessoas. Temos que nos prevenir”, ressaltou.
![]() |
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cadastro para o Projeto Vida no Mangue 2026 tem início no dia 19 de maio
- SAAE publica licitação para obras estratégicas de ampliação do sistema de abastecimento de Aracruz
- Prefeitura convoca servidores efetivos para recadastramento obrigatório em 2026
- Prefeitura e Governo do Estado inauguram Serdia e fortalecem cuidado especializado com mais inclusão e acolhimento
- Carreta Pet Vida volta a Aracruz para oferecer serviços gratuitos para cães e gatos
- Rede Municipal de Ensino inicia a Semana da Autodeclaração
- Aracruz realiza a primeira Conferência Livre Municipal dos ODS
- Palestra sobre a valorização e o combate à violência contra a mulher instrui estudantes da Emef Placidino Passos
- Pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino participam da ‘Oficina de Gestão Escolar’
- Ação Cidadã atende pessoas em situação de rua com serviços integrados da assistência social


