Catadores de Materiais Recicláveis contam com EPI's para melhor desempenho de suas atividades
A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) e do Programa Ecogesto, em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Aracruz (Recicle Aracruz), disponibilizou aos catadores os equipamentos de proteção individual (EPI's). Eles contam com um uniforme completo (camisa manga longa e curta, calças, luvas, botinas e avental). O objetivo é proporcionar aos trabalhadores um melhor desempenho de suas atividades, bem como uma melhor identificação dos associados.
O Programa Ecogesto é uma atitude sustentável e uma iniciativa própria da Setrans para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A prefeitura também vem buscando parceiros para desenvolver e ampliar a Coleta Seletiva no município e fomentar a profissionalização desses trabalhadores.
Quem ainda não é cadastrado e deseja contribuir com a coleta seletiva basta entrar em contato pelo telefone (27) 99741-8382 ou do aplicativo Aracruz Online e realizar o cadastro. O caminhão recolherá o material na residência cadastrada de acordo com o cronograma.
A Setrans ainda orienta aos moradores que deixem os resíduos dispostos, numa mesma sacola, da seguinte forma:
PAPEL: embalagens longa vida (leite, suco, achocolatado e outros), caixas de papel e papelão, jornais e revistas, papel de embrulho em geral;
METAL: latas de alumínio, bisnagas e tubos de aerossóis, panelas, chapas de aço, cobre, zinco e ferro;
VIDRO: garrafas, copos, fracos de perfumes, casco de vidro (devidamente embalados);
PLÁSTICO: garrafas PET, copos, potes, tampas, sacolas plásticas, canos e tubos de PVC.
Distritos
Para os moradores dos distritos de Aracruz, os catadores associados realizarão a coleta nas residências. Nesse caso, a pessoa deve entrar em contato com os trabalhadores pelos números:
Jacupemba: Nelcinéia (Lica) – (27) 99803-0761
Vila do Riacho: Paulo Carlos – (27) 99762-1767
Irajá e Caieira Velhas: Juarez – (27) 99783-3860
Santa Cruz, Biriricas e Grapuama: Fabíola – (27) 99636-1346
Barra do Sahy, Mar Azul, Putiri, Sauê e Praia dos Padres: Sergio (Gim) – (27) 99622-8346
Sede
Confira na tabela abaixo os locais e dias onde será realizada a coleta seletiva na Sede do município:
|
Localidades |
Dia da semana |
|
Cohab 4, Fátima, Primavera, Clemente, Morobá, Nova Coquista, Segatto e Jardins |
Segunda-feira |
|
Jequitibá, Novo Jequitibá, Itaputera, Santa Luzia, Bela Vista, Solar Bitti e Vale Verde |
Terça-feira |
|
D’Carli, Vila Rica e Limão 1 e 2 |
Quarta-feira |
|
Centro, Baixada Polivalente e Vila Nova |
Quinta-feira |
|
São Marcos, Vila Santi, Planalto, Cupido, Guanabara e Guaxindiba |
Sexta-feira |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Cadastro para o Projeto Vida no Mangue 2026 tem início no dia 19 de maio
- SAAE publica licitação para obras estratégicas de ampliação do sistema de abastecimento de Aracruz
- Prefeitura convoca servidores efetivos para recadastramento obrigatório em 2026
- Prefeitura e Governo do Estado inauguram Serdia e fortalecem cuidado especializado com mais inclusão e acolhimento
- Carreta Pet Vida volta a Aracruz para oferecer serviços gratuitos para cães e gatos
- Rede Municipal de Ensino inicia a Semana da Autodeclaração
- Aracruz realiza a primeira Conferência Livre Municipal dos ODS
- Palestra sobre a valorização e o combate à violência contra a mulher instrui estudantes da Emef Placidino Passos
- Pedagogos e diretores da Rede Municipal de Ensino participam da ‘Oficina de Gestão Escolar’
- Ação Cidadã atende pessoas em situação de rua com serviços integrados da assistência social