Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada sobre avaliações do SAEV e Fluência Leitora

Publicado em: 12 de junho de 2026
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada sobre avaliações do SAEV e Fluência Leitora

Com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas e traçar estratégias assertivas para o aprendizado dos estudantes, a Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quinta-feira (11), no Polo UAB, Centro, uma formação continuada destinada a pedagogos da Rede Municipal de Ensino quanto às avaliações do Saev e Fluência Leitora. Durante o encontro também foram analisados os resultados já alcançados nas edições anteriores do Saev para planejar as próximas etapas.

Na ocasião, os profissionais se debruçaram sobre a análise minuciosa dos relatórios de desempenho anteriores do Saev , identificando os gargalos e as habilidades já consolidadas pelas turmas e sobre a condução da aplicação dessas avaliações. Esse diagnóstico serve de base para o alinhamento e a aplicação das próximas edições da avaliação, garantindo que os instrumentos pedagógicos de fato reflitam e impulsionem a evolução dos estudantes em tempo real.

Os pedagogos debateram ferramentas práticas de monitoramento e acompanhamento, estruturadas em tópicos essenciais, como aplicar orientações sobre a rotina de escuta atenta e o momento da realização individual do teste de fluência, respeitando as individualidades dos estudantes, classificando os perfis e fazendo um estudo detalhado das categorias de leitores, desde os pré-leitores (que ainda leem silabando ou palavra por palavra), até os leitores fluentes (capaz de darem ritmo e expressividade ao texto), assim como analisar os resultados com discussões sobre como interpretar as planilhas individuais para gerar intervenções direcionadas na rotina da sala de aula, apoiando de perto quem ainda enfrenta dificuldades.

Em grupos, eles participaram de oficinas para análise da classificação dos perfis após a realização da leitura individual do estudante. Houve ainda a análise de como a fluência leitora impacta as demais áreas do conhecimento. “Os dados pedagógicos demonstram uma correlação direta, como o estudante que não desenvolve uma leitura fluente na idade certa e enfrenta barreiras severas em língua portuguesa, matemática e outras áreas do conhecimento”, explicou a articuladora municipal Renalfa, Vanderleia Suprani, que conduziu este momento formativo junto à equipe do Ensino Fundamental.

Decifrando a Fluência Leitora: Do Diagnóstico ao Perfil Individual
Outro pilar essencial da formação foi a fluência leitora, que é a capacidade de ler um texto com precisão, velocidade e a prosódia corretas, permitindo que a mente foque na compreensão da mensagem, e não apenas na decodificação de letras isoladas. O encontro priorizou uma abordagem prática sobre a realização da fluência leitora e formativa do SAEV, possibilitando uma compreensão a fundo de como classificar os diferentes perfis de leitores e, principalmente, perceber a relação direta que essa habilidade tem com o desempenho em outras áreas do conhecimento.

“Isso fortalece o planejamento das ações da escola com vistas à alfabetização de todos os estudantes na idade certa e a consolidação das habilidades próprias de cada ano. Utilizar os dados revelados pelos resultados das avaliações formativas tem proporcionado boas tomadas de decisões nas escolas e apontado a necessidade das correções de rotas", completou Vanderleia Suprani.

Compartilhe essa notícia: