Planejamento Coletivo: servidores da Emef José Marcos Rampinelli participam de palestra sobre Saúde no Trabalho
Aconteceu na noite desta terça-feira (19), na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Marcos Rampinelli, Bela Vista, uma palestra sobre Saúde no Trabalho. A ação faz parte do Plano de Trabalho Equipe Psicossocial elaborado pela Diretora Marta Aiolfi dos Santos para a escola, com as palestras sendo ministradas pela psicóloga Lazenclézia Teodoro Ferreira e com as médicas Dra. Thais Cuz e Dra. Juliana Lenzi Alves, que é residente em Saúde Mental no Posto de Saúde do Bela Vista.
“Foi uma noite de muito aprendizado. Nossos servidores puderam acompanhar as palestrantes que falaram sobre a saúde do profissional da educação e a importância de se poupar e não absorver o que não depende de nós. Fizemos uma acolhida com caldo e a história "Segredo da Lagartixa", contada pela Psicóloga Maura. Já a palestra com a Dra. Thais Cruz abordou a importância de se procurar um profissional para tratamento e o tempo de duração adequado para a cura, assim como os vários profissionais que iniciaram o tratamento e não o finalizaram, o que agrava ainda mais o estado", explicou a Doutora.
Em seguida, a psicóloga Lazenclézia Teodoro Ferreira falou do educador, exemplificando o perfil acumulador, que é aquele professor que guarda vários objetos, como tampinhas de garrafas, caixas de papelão, palitos de picolés, dentre outros, usando o termo ‘mãezona’, explicou o perfil protetor que aquela pessoa que quer dar tudo para o aluno, como roupas, calçados e material escolar, por exemplo.
Já a Dra. Juliana Lenzi Alves destacou as doenças adquiridas no trabalho, suas causas e prevenções, exemplificando atividades da prática, que devem ser evitadas para cuidar da saúde mental. Também foram expostas situações que o professor tem mania de fazer, como querer resolver problemas de alunos que não os compete. “Este trabalho foi pensado nos profissionais da escola que têm adoecido a cada dia por abarcar problemas que não são de sua competência. Quando elaborei este Plano de Ação, procurei olhar para dentro da escola e a realidade que temos”, disse a diretora.
"Esse plano envolve, além dos profissionais, pais de alunos neuróticos, comunidade escolar inclusive com atendimentos especializados e encaminhamentos. Acredito que com esta ação do plano de trabalho garantindo a palestra conseguimos abrandar os problemas da escola e fazer um direcionamento do trabalho escolar que tem nos ajudado muito. Cabe ressaltar que algumas das ações deste plano foram inclusive garantidas no protocolo de segurança da Secretaria de Educação (Semed)", finalizou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Emefti´s Honório Nunes de Jesus e Eurípedes Nunes Loureiro são as primeiras escolas da rede contempladas com a implementação da BNCC Computação
- Saúde inicia aplicação da Vacina Pneumocócica 20-valente (VPC20) para ampliar proteção infantil
- Telemedicina chega a 12 Unidades Básicas para agilizar atendimentos e ampliar acesso à saúde
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- 23ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 6ª CONVOCAÇÃO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL– SEMDS EDITAL 001/2026
- Nova estação de biometria reforça emissão da Carteira de Identidade em Aracruz
- Reunião entre representantes do Busca Ativa Escolar, Cras, Creas e Conselho Tutelar estreita laços no atendimento a estudantes infrequentes ou fora da escola
- Divulgado editais dos cursos de extensão de Pilotagem de Drones (Ufes/Unac) e de Gestão Contábil e Financeira de Organizacional do Terceiro Setor (Ufes)
- Saúde ganha micro-ônibus e fortalece transporte sanitário de pacientes