Últimos dias para se inscrever no Edital Gênesis Rio Doce, que premiará ideias inovadoras
Estudantes, pesquisadores, professores, empreendedores e moradores com mais de 15 anos ainda podem se inscrever no Edital n.º 25/2025 do Programa Gênesis Rio Doce, que está na reta final. A iniciativa vai selecionar 20 ideias inovadoras com potencial de impacto social e econômico na Microrregião Rio Doce, oferecendo até R$ 30 mil por proposta aprovada, por meio de subvenção econômica.
As inscrições seguem abertas até sexta-feira (1/08), às 17h59, e devem ser feitas pela plataforma da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), no endereço eletrônico www.sigfapes.es.gov.br. Após o encerramento das inscrições, o programa seguirá com etapas de capacitação, análise técnica e seleção final. Os projetos aprovados serão executados a partir de fevereiro de 2026.
Além do apoio financeiro, os participantes selecionados terão acesso gratuito a uma trilha de capacitação para transformar suas ideias em negócios de verdade, com acompanhamento técnico promovido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
O edital contempla soluções criativas que enfrentem problemas reais em áreas como educação, saúde, meio ambiente, economia local, agricultura, mobilidade urbana e inclusão social, entre outras. Para participar, os interessados devem apresentar uma proposta com nome, descrição da ideia, objetivos, impacto esperado, impacto socioeconômico e potencial de mercado.
A proposta é contribuir para o desenvolvimento da região ao estimular a criação de startups e fomentar a cultura da inovação entre jovens e adultos. Para tirar dúvidas e acompanhar as novidades do edital, os interessados podem acessar os canais oficiais de atendimento do Programa: WhatsApp: (27) 3264-5724 / E-mail: contato@genesisriodoce.com.br
Programa Gênesis
O objetivo do programa é impulsionar o desenvolvimento e a competitividade do ecossistema de empreendedorismo e inovação na microrregião Rio Doce, no Espírito Santo, por meio do apoio técnico e financeiro a soluções inovadoras com potencial de se tornarem empreendimentos de base tecnológica ou startups com elevado impacto socioeconômico local, estimulando o nascimento e o amadurecimento de novos negócios. A Microrregião Rio Doce é composta pelos municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Rio Bananal e Sooretama.
O Programa Gênesis também prevê parcerias estratégicas com universidades, centros de pesquisa e investidores, ampliando o alcance e a efetividade das ações. Uma das metas é transformar ideias inovadoras em negócios escaláveis, com alto potencial de impacto socioeconômico.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde ganha micro-ônibus e fortalece transporte sanitário de pacientes
- Chamamento Público: Edital nº 029/2025 - "Mestra Aumerinda Pinto Joaquim"
- 5ª Convocação - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- Junho Vermelho: Prefeitura promove palestra sobre a doação de sangue
- Governo do Estado e Prefeitura de Aracruz inauguram a Barragem do Piraquê-Açu
- Feirinha de Aracruz está de volta e ganha novo endereço
- Desenvolvimento Social publica Edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Ordem de Serviço marca início da Regularização Fundiária em Vila do Riacho
- Saúde Bucal: Unidades Odontológicas Móveis levam atendimento em comunidades do interior
- 1ª Formação da Equipe Psicossocial (PAS) em 2026 debate a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)