XVI Fórum Estadual Ordinário debate os desafios e caminhos para qualidade e inclusão na educação
A Secretaria de Educação (Semed) participou entre os dias 25, 26 e 27 de março, no Centro de Celebrações em Vitória, do XVI Fórum Estadual Ordinário. O evento, que foi realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) - Seccional Espírito Santo – teve como tema central a “Gestão e Inovação na Educação: desafios e caminhos para qualidade e inclusão”.
O Fórum teve por objetivo reunir Dirigentes Municipais e Equipes Técnicas para debater temáticas pertinentes à educação diante do cenário atual. O primeiro dia do evento contou com a palestra: “A gestão começa na sala de aula: o papel do gestor na qualidade da aprendizagem”. Na ocasião, ainda foi realizada a leitura e aprovação do Regimento do Fórum.
Já na quarta-feira (26), aos participantes foram abordadas temáticas como a Base Nacional Comum Curricular da Computação: Integrando o pensamento computacional na Educação, Políticas Públicas Educacionais X Indicadores de qualidade e sobre a Lei do PSPN, que regulamenta o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, destacando a responsabilidade fiscal, as contradições e disputas em torno da valorização do magistério em estados e municípios brasileiros.
"Essa parceria com a Undime é de extrema importância pois nos oferece ainda mais apoio para que possamos identificar, registrar, controlar e acompanhar nossas crianças e adolescentes que não estão indo para a escola. Esse fórum nos proporcionou três dias de muita informação e conteúdo, e ainda tivemos o atendimento do Governo do Estado com os profissionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Eles nos tiraram muitas dúvidas sobre seus programas”, destacou a secretária Jenilza Spinassé.
O último dia do Fórum Estadual apresentou o Novo Ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR) e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a Educação Especial e Inclusiva e o currículo na escola em tempo integral, abordando ainda as perspectivas e desafios a partir da Lei 14.640/2023. Na ocasião, também foram eleitos a nova diretoria executiva, o conselho fiscal e os membros que irão compor o colégio eleitoral (Conselho Nacional de Representantes e delegados), junto aos respectivos suplentes para o biênio 2025-2027.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Aracruz recebe representantes do ES em Ação e Amear para cerimônia de encerramento do Ciclo de Implantação das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- Emefti´s Honório Nunes de Jesus e Eurípedes Nunes Loureiro são as primeiras escolas da rede contempladas com a implementação da BNCC Computação
- Saúde inicia aplicação da Vacina Pneumocócica 20-valente (VPC20) para ampliar proteção infantil
- Telemedicina chega a 12 Unidades Básicas para agilizar atendimentos e ampliar acesso à saúde
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- 23ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 6ª CONVOCAÇÃO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL– SEMDS EDITAL 001/2026
- Nova estação de biometria reforça emissão da Carteira de Identidade em Aracruz
- Reunião entre representantes do Busca Ativa Escolar, Cras, Creas e Conselho Tutelar estreita laços no atendimento a estudantes infrequentes ou fora da escola
- Divulgado editais dos cursos de extensão de Pilotagem de Drones (Ufes/Unac) e de Gestão Contábil e Financeira de Organizacional do Terceiro Setor (Ufes)