Alunos do CMEB Paulo Freire conquistam medalhas de ouro na OBA
Os alunos Ana Clara Bravo e Gabriel Gomes, ambos estudantes do 9º ano do CMEB Paulo Freire, conquistaram as medalhas de ouro da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2020. Eles também foram convidados a participar da Pré-seleção para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) de 2021.
Ana Clara diz que sua motivação para fazer a olimpíada é pela paixão por astronomia e ciências em geral, “além de claro, todas as oportunidades que a prova pode trazer a nós alunos”. Já Gabriel conta que seu estímulo foi ampliar seu conhecimento sobre o mundo e sobre o que o cerca. “Essa conquista me motiva a continuar me empenhando nos meus estudos".
A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, no qual os alunos participam voluntariamente. Por conta da pandemia este ano a prova foi realizada de forma virtual.
O CMEB Paulo Freire participa da Olimpíada desde 2009, e já conquistou vários resultados positivos, como menções honrosas, medalha de bronze, medalha de prata e agora em 2020 duas medalhas de ouro.
A participação dos alunos em olimpíadas e simulados tem sido estimulada pelas professoras de ciências, Irys Couto e Yohanna Gomes, e a equipe pedagógica. “Foram diversos desafios para a educação neste ano atípico, mas as olimpíadas, os simulados virtuais e as aulas online têm aumentado a participação e engajamento dos estudantes para os estudos” menciona Irys.
Este ano os alunos do 9º ano estudaram pelas atividades didáticas enviadas via WhatsApp, “além disso, tiveram aulas online oferecidas voluntariamente por alguns professores do CMEB Paulo Freire em parceria com o cursinho popular voluntário Atitude” informou Yohanna.
Para o prefeito Jones Cavaglieri, os alunos têm uma melhor percepção do que se constrói com a Astronomia e vêm se apropriando desse conhecimento, o que resulta nas conquistas. “Nossa administração trabalhou junto aos alunos seu protagonismo, incentivando o compromisso, a dedicação e a consciência do que se estuda. Estamos felizes com o resultado da OBA, sabemos que trabalhamos no caminho certo”.
![]() |
![]() |
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Audiência Pública vai discutir estudo de trânsito e mobilidade referente a construção do Edifício High Tower Jardins
- Educação para as Relações Étnico-Raciais (Erer) com ênfase na valorização da cultura indígena é destaque em escola
- Plano da Primeira Infância é lançado com protagonismo infantil e premia vencedores do Piarte
- Dia da Família na Escola fomenta o desempenho e desenvolvimento de crianças
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino disputarão a 2ª Etapa do Circuito Escolar SP Open Jrs 2026
- Escolas da Rede Municipal de Ensino prestam homenagem ao Dia Nacional da Língua de Sinais (Libras)
- PDM: Aracruz discute zoneamento de Guaraná, Jacupemba e Sede em audiência pública
- Orçamento Cidadão: Prefeitura autoriza construção de praça no bairro De Carli
- “Doce Cuidado”: Saúde inaugura espaço especializado para crianças e adolescentes com diabetes tipo 1
- Município lança Plano pela Primeira Infância e premia Concurso Piarte na segunda (27)

