Prefeito Dr. Coutinho e o governador Renato Casagrande assinam Ordem de Serviço para a construção da nova Emef Zilca Nunes Vieira Bermudes
O Prefeito Dr. Coutinho e o governador do Espírito Santo Renato Casagrande assinaram na manhã desta terça-feira (2), na quadra da Emef Zilca Nunes Vieira Bermudes, bairro Vila Nova, a Ordem de Serviço para a construção da nova sede da escola, que ficará em um terreno anexo ao CMEI Cinderela, bairro Guanabara.
A solenidade da assinatura também contou com as presenças do vice-prefeito Beto Vieira, secretários dos governos municipal e estadual e vereadores. As autoridades foram recebidas com uma grande festa dos alunos que lotaram a quadra da escola. Representando o executivo municipal, a diretora Vânia, muito emocionada, abriu as falas agradecendo à secretaria de educação, ao prefeito e ao governador por essa grande conquista.
"Queria agradecer à secretária Jenilza e sua equipe, ao nosso prefeito e governador por essa conquista que é um desejo de longa data. Junto ao conselho escolar nós buscamos um melhor planejamento para a concretização desse sonho. Assim como muitos colegas, somos filhos dessa escola, dessa grande família Zilca. São com meus olhos cheios de água que digo que hoje a palavra é de gratidão. Muito obrigada", comemorou.
Após a assinatura da Ordem de Serviço pelas autoridades, o público pôde acompanhar uma grande exibição dos alunos da escola que fazem parte do grupo de dança ExpressArte. Em seguida, foi feita uma entrega simbólica de uma embalagem de café ao governador, representando o projeto de educação financeira da escola, que trabalhou todo o processo de preparação. "Que o senhor possa receber, carinhosamente, essa homenagem simbólica de nossos professores, o cafezinho da Zilca", disse a diretora Vânia.
O governador agradeceu o momento, destacando sua visita à escola. "Vim aqui para autorizar, simbolicamente, a execução das obras, que já se iniciaram. Queria estar aqui hoje para dar um abraço em vocês, que vão ganhar uma escola nova em folha, moderna, e que todos irão amar. Queremos que vocês se sintam com mais vontade ainda de irem para a escola, para conviver com os colegas, fazer amizades e de estudar em um ambiente sadio, como se fosse a família de vocês. Um grande abraço", enfatizou o governador.
As obras da nova Emef Zilca Nunes Vieira Bermudes estão sendo executadas em um terreno de mais de 8740 metros quadrados. Ela terá um total 3807 metros quadrados de área construída, e contará com quadra poliesportiva coberta, biblioteca, salas sensorial, de recursos, de múltiplo uso, além de auditório para 130 lugares e 15 salas de aula, divididos em quatro blocos e dois pisos. O empreendimento foi orçado em mais de 20 milhões de reais, sendo 16 milhões oriundos do Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Espírito Santo (Funpaes), e outros 4 milhões de contrapartida do município.
O Funpaes
O Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil no Espírito Santo (Funpaes) foi instituído pela Lei Estadual nº10.787/2017 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 4217/2018. Em 2021 passou por uma reestruturação, com base na Lei Estadual nº 11257/2021 e no Decreto 4907/2021, que ampliou sua abrangência quanto às etapas educacionais contempladas, atingindo assim, além do ensino infantil, o ensino fundamental, passando a ser chamado Fundo Estadual de Apoio à Ampliação e Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada sobre avaliações do SAEV e Fluência Leitora
- Aracruz ocupa primeiro lugar no Espírito Santo em criação de vagas formais
- Aracruz recebe representantes do ES em Ação e Amear para cerimônia de encerramento do Ciclo de Implantação das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- Emefti´s Honório Nunes de Jesus e Eurípedes Nunes Loureiro são as primeiras escolas da rede contempladas com a implementação da BNCC Computação
- Saúde inicia aplicação da Vacina Pneumocócica 20-valente (VPC20) para ampliar proteção infantil
- Telemedicina chega a 12 Unidades Básicas para agilizar atendimentos e ampliar acesso à saúde
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- 23ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 6ª CONVOCAÇÃO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL– SEMDS EDITAL 001/2026
- Nova estação de biometria reforça emissão da Carteira de Identidade em Aracruz