Prefeitura de Aracruz entrega ETE de Jacupemba
Com mais uma etapa importante do processo, a entrega da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no distrito de Jacupemba, marca as condições de universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto, na área coberta pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Aracruz, menos de um mês depois da entrega da ETE Sul, na Sede.
A ETE Jacupemba tem capacidade para tratar 2,6 milhões litros de esgoto por dia, beneficiando, inicialmente, cerca de oito mil habitantes, mas, preparada para o crescimento da população até 14 mil habitantes. A inauguração realizada pelo SAAE, aconteceu na manhã dessa quinta-feira (19).
De acordo com o diretor do SAAE, Amadeu Wetler, a obra contempla a construção de dois coletores troncos, construção de uma estação elevatória de esgoto bruto, a maior da localidade, e sua linha de recalque, além da construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) e seu emissário de efluente tratado, que terá capacidade de tratar todo o esgoto da localidade por 20 anos.
“A inauguração da ETE Jacupemba representa muito para a nossa cidade. Assumimos Aracruz com 33% de esgoto tratado e estabelecemos a meta de chegarmos ao final de 2024 com 93% do esgoto coletado e tratado na cidade. Estamos cumprindo esta meta do processo de Universalização do Serviço de Esgotamento Sanitário, na área coberta pelo SAAE, iniciada em 2021. São recursos muito importantes para a saúde e para o meio ambiente que colocarão Aracruz numa posição importante em termos de Saneamento Básico, um orgulho para a cidade”, comentou Wetler.
“Essa é uma obra de resgate da dignidade do distrito. A inauguração da ETE é mais um importante passo no desenvolvimento responsável e sustentável de Aracruz. A unidade representa um salto no saneamento da cidade, permitindo a universalização no tratamento de esgoto. Essa estação vai gerar resultados diretos e positivos para a saúde, economia, meio ambiente e crescimento do município”, destacou o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho.
Beto Vieira, vice-prefeito e morador de Jacupemba, destaca que esse é mais um sonho realizado. “É muito gratificante promover melhorias que impactam positivamente na saúde e bem-estar dos cidadãos. A ETE vai proporcionar mais qualidade de vida aos moradores, que agora podem usufruir do sistema público de tratamento de esgoto. Estamos trabalhando com planejamento e investindo em obras importantes para o desenvolvimento sustentável da cidade, com saneamento de qualidade para todos. Só temos a agradecer a Deus e às pessoas que confiaram e confiam em nosso trabalho”.
O prefeito finaliza afirmando que “essa é mais uma vitória e um compromisso cumprido que garante o saneamento básico para todas as famílias de Jacupemba. Essa e as outras ações do governo no distrito mostram nosso compromisso com a população de Jacupemba e da cidade”.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada sobre avaliações do SAEV e Fluência Leitora
- Aracruz ocupa primeiro lugar no Espírito Santo em criação de vagas formais
- Aracruz recebe representantes do ES em Ação e Amear para cerimônia de encerramento do Ciclo de Implantação das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- Emefti´s Honório Nunes de Jesus e Eurípedes Nunes Loureiro são as primeiras escolas da rede contempladas com a implementação da BNCC Computação
- Saúde inicia aplicação da Vacina Pneumocócica 20-valente (VPC20) para ampliar proteção infantil
- Telemedicina chega a 12 Unidades Básicas para agilizar atendimentos e ampliar acesso à saúde
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- 23ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 6ª CONVOCAÇÃO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL– SEMDS EDITAL 001/2026
- Nova estação de biometria reforça emissão da Carteira de Identidade em Aracruz