Trabalho infantil: ação do Creas mobiliza população na orla durante o carnaval
A orla de Aracruz foi palco, na manha desta sexta-feira (13), de uma importante mobilização social voltada à proteção de crianças e adolescentes. A ação “Carnaval bom é Carnaval que garante direitos” foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Aracruz (Semds), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Aracruz (Creas), com foco na conscientização contra o trabalho infantil e a exploração sexual.
A iniciativa aconteceu simultaneamente em diversos municípios do Espírito Santo, em articulação com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo (Setades), reforçando a importância da proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente e alertando sobre a necessidade de enfrentamento contínuo às violações de direitos.
Durante a mobilização, equipes técnicas realizaram abordagens informativas, orientações à comunidade e mobilização social junto aos frequentadores da orla, fortalecendo a rede de proteção e incentivando a denúncia de situações de risco por meio dos canais oficiais.
De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Rosilene, ações como essa ampliam a conscientização e reforçam o papel coletivo na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “Nosso objetivo é sensibilizar moradores e turistas para que todos estejam atentos e comprometidos com a proteção das nossas crianças e adolescentes. O Carnaval precisa ser um período de alegria, respeito e segurança, e a informação é fundamental para prevenir violações”, destacou.
A Secretaria de Desenvolvimento Social reforça que o combate ao trabalho infantil e à exploração sexual é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade, sendo essencial que casos suspeitos sejam denunciados e acompanhados pela rede de proteção.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de formação continuada sobre avaliações do SAEV e Fluência Leitora
- Aracruz ocupa primeiro lugar no Espírito Santo em criação de vagas formais
- Aracruz recebe representantes do ES em Ação e Amear para cerimônia de encerramento do Ciclo de Implantação das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- Emefti´s Honório Nunes de Jesus e Eurípedes Nunes Loureiro são as primeiras escolas da rede contempladas com a implementação da BNCC Computação
- Saúde inicia aplicação da Vacina Pneumocócica 20-valente (VPC20) para ampliar proteção infantil
- Telemedicina chega a 12 Unidades Básicas para agilizar atendimentos e ampliar acesso à saúde
- 1ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- 23ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- 6ª CONVOCAÇÃO SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL– SEMDS EDITAL 001/2026
- Nova estação de biometria reforça emissão da Carteira de Identidade em Aracruz